26 de dezembro de 2024 - 9:46 PM

8ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas tem recorde de público do ano

 8ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas tem recorde de público do ano

Neste domingo (17), 630 atletas estarão nadando a VIII Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas, maior número de inscrições na temporada 2023 até o momento. O evento vai ser realizado na praia de Inema, localizada na base Naval de Aratu. 

A competição, promovida pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), vai reunir atletas de alto rendimento e, também, os atletas de participação e iniciantes. Ao todo serão cinco provas distintas: mirim (450m), petiz (800m), prova de militares (1,4km), prova rápida (1,4km) e prova principal (4km). 

O espaço para as provas é exclusivo e foi concedido pela Base Naval e o comando do 2º Distrito Naval para a FBDA realizar a oitava, de um total de dez etapas, do maior campeonato de águas abertas do Brasil. 

“A gente está muito feliz de fazer essa prova em Inema, até porque no fim do ano, em novembro, estaremos realizando, nos dias 10 e 11, também lá de Inema, as finais do Campeonato Brasileiro e, também, a Copa Bahia Internacional, que já temos a garantia de participação de 12 países. Ou seja, é um local muito especial, que vai ser vitrine para todo mundo, reforçando, mais uma vez, que a Bahia é a casa das águas abertas no Brasil”, declarou Diego Albuquerque, presidente da FBDA. 

Circuito Allan do Carmo

Os atletas mais jovens, entre 8 e 12 anos, participam do Circuito Allan do Carmo, que leva o nome do atleta olímpico. As idades são o pontapé inicial para os atletas participarem da modalidade. 

Provas para todos os gostos

Para os iniciantes, a Federação Baiana sempre oferece a prova rápida, prova com um trajeto menor, que desta vez será de 1,4km, com todo o suporte e segurança para aquelas pessoas que querem pela primeira vez nadar no mar e para as mais experientes que preferem distâncias menores. Os atletas vão poder contar com o suporte de salva-vidas e estrutura de arbitragem, que vai dar segurança e tranquilidade de nadar em uma das praias mais desejadas do Brasil. 

Já para os mais experientes, a prova principal conta com 4km, o circuito tem o total de 2km e exige duas voltas dos atletas. A prova desafiadora é seletiva para a Travessia Itaparica-Salvador, que acontece em dezembro de 2023

Entre os favoritos desta etapa, no masculino, estão Renan Santos (RHANC Costa Verde), Ronaldo Zambrano (Yacht Clube da Bahia – YCB), Luiz Camargo (YCB) e, no feminino, Lizian Simões Sobral (YCB), Eduarda Jorge (YCB) e Victoria Beatriz Rosário (CEPE).

Fotos: Divulgação FBDA