PF busca por falsos médicos que atuam na Bahia com diplomas falsos
Pessoas que apresentavam diplomas falsos de medicina para exercer a profissão de forma ilegal no Brasil foram alvos da Polícia Federal da cidade de Vitória da Conquista nesta terça-feira (17).
De acordo com o órgão federal, os diplomas falsificados eram emitidos em universidades estrangeiras e validados no país. Além disso, foi constatado também que alguns tentavam ingressar nas universidades brasileiras por meio do processo de transferência externa que era feito mediante a apresentação de currículos falsos emitidos em instituições de outros países.
Ainda de acordo com a PF, os médicos ou os candidatos pagavam um valor para conseguir a transferência externa e, depois, começavam a atuar nos municípios brasileiros, principalmente em postos de saúde e hospitais.
Na cidade de Jitaúna, por exemplo, 5 falsos médicos foram descobertos trabalhando no hospital municipal. Eles fugiram para outras cidades dos estados do Espírito Santo e Amazonas.
Nesta terça, foram cumpridos 2 mandados de prisão preventiva e um mandado de busca. Os falsos médicos responderão por uso de documento falso, exercício ilegal da medicina, peculato e associação criminosa.