28 de dezembro de 2024 - 4:09 AM

Censo 2022: entenda por que a população de Salvador encolheu 9,6%

 Censo 2022: entenda por que a população de Salvador encolheu 9,6%

O Censo 2022, publicado nesta quarta-feira (28/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou uma redução de 9,63% da população de Salvador, em comparação com a pesquisa feita em 2010. Isso significa que a quantidade de pessoas que mora na capital baiana saiu de 2.675.656 habitantes, 13 anos atrás, para atuais 2.418.005 moradores.

De acordo com o professor de Geografia Gilton Carmo, a diminuição populacional pode ser explicada por um fenômeno de êxodo metropolitano. Em outras palavras, a primeira capital do país vive um processo de fuga dos moradores.

“Um dos fatores que explica essa diminuição da população de Salvador é o processo de desmetropolização. Isso significa que as pessoas saem daqui [Salvador], mas ainda buscam morar em zonas urbanizadas. A desmetropolização é uma fuga das metrópoles, não pode ser confundido como um êxodo urbano”, explicou.

Além de Salvador, metrópoles como Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ) também apresentaram diminuição populacional.Quanto aos motivos que levam ao movimento de saída das metrópoles como Salvador, o educador esclarece que a busca por locais que ofereçam trabalho e qualidade de vida pesam no momento de mudança.

“Salvador vem se tornando uma cidade cara e, ao mesmo tempo, não tem oferecido boas oportunidades de trabalho e passa por uma estagnação econômica. Além disso, Salvador se mostra como um município desigual e violento. Então as pessoas, no momento em que decidem se mudar, procuram centro urbanos mais seguros e que ofereçam oportunidade de trabalho”, desenvolveu Gilton.

Créditos: Correio Braziliense