26 de dezembro de 2024 - 11:56 PM

A Bahia além do carnaval: conheça 5 startups de sucesso que nasceram em Salvador

 A Bahia além do carnaval: conheça 5 startups de sucesso que nasceram em Salvador

Empresas nascidas na capital baiana são referência no ambiente de negócios brasileiro; saiba quais são

A cidade de Salvador se destaca como um polo de desenvolvimento para empresas jovens e inovadoras, com empreendimentos que atuam em vários setores da economia e melhoram a dinâmica de negócios na Bahia.

De acordo com o mapeamento de 2.593 empresas feito pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o município é o sétimo no ranking nacional com mais companhias do tipo. E mais: dentre as startups da capital baiana que participaram da pesquisa, 33% já receberam investimentos para a ampliação das atividades – principalmente depois do ano de 2020.

Com os aportes, elas ganham fôlego para crescer, ampliar o alcance de sua operação e em muitos casos expandir nacionalmente.

Conheça 5 startups de Salvador que ganharam o país e são referência de iniciativas de sucesso no ambiente de negócios brasileiro:

Agilize

Primeira contabilidade online do Brasil, a Agilize foi fundada em 2013 e, desde então, soma mais de 20 mil clientes. Um dos diferenciais da companhia é o fato de atuar em todos os estados do país e crescer em ritmo acelerado: o faturamento mais do que quadruplicou nos últimos três anos.

“Participamos de maneira bem forte do ciclo da jornada do empreendedor, desde a abertura da empresa. Só em 2023, a Agilize faturou cerca de R$40 milhões com seu serviço, que une contabilidade e tecnologia para ajudar na rotina do empreendedor”, ressalta Marlon Freitas, fundador e CMO da Agilize. “Queremos ser lembrados como a contabilidade do empreendedor brasileiro, com o objetivo de democratizar o acesso ao serviço”, completa.

Prova disso são as quase 10 mil empresas abertas no Brasil em 2023 com o apoio da Agilize, a segunda maior contabilidade do país. Vale destacar que a companhia possui 350 colaboradores de todas as regiões do território nacional – grande parte deles de cidades do Nordeste.

Como principais desafios desde a fundação, o CMO da Agilize destaca as mudanças frequentes na legislação tributária e a desconfiança inicial dos clientes sobre contabilidade online, com as novidades tecnológicas e de atendimento apresentadas pela companhia. “A dificuldade maior foi resistir ao momento inicial de formação do empreendimento”, afirma.

Em relação ao futuro, o executivo da Agilize enfatiza a importância de manter a parceria com os clientes como uma das características mais evidentes dos serviços. “Somos educadores do empreendedor brasileiro. Nossos projetos estão direcionados para entender as dores dele, de modo que tenha sucesso e um parceiro em todos os momentos. Estamos lidando com sonhos, expectativas e ambições, gerando cada vez mais essa conexão”, explica o CMO.

AfroSaúde

Com o objetivo de conectar pacientes a profissionais negros de saúde e bem-estar de todo o Brasil, a AfroSaúde possui números de destaque. Ao todo, são mais de 7 mil pacientes usuários e de 1,9 mil profissionais cadastrados, além de cerca de 4 mil consultas realizadas desde 2021, ano em que a plataforma atual começou a funcionar.

O faturamento da startup de Salvador mostra uma trajetória ascendente na evolução entre os anos de 2021 para 2022 (194,83%) e de 2022 para 2023 (79,68%). “Um dos principais motivos da criação da AfroSaúde foi a dificuldade de encontrar profissionais negros na área da saúde – em especial, na rede privada, o que nos levou à segunda questão: o protagonismo desses profissionais”, revela Igor Leo Rocha, CEO da empresa.

“Então, conseguimos atender a esta demanda e dar evidência a profissionais negros da saúde, oferecendo aos pacientes também mais representatividade e atendimento qualificado, impactando diretamente na adesão aos tratamentos e direcionamentos do profissional”, completa o executivo.

Segundo o CEO, o que torna a empresa AfroSaúde única no mercado consiste no olhar com foco em diversidade, embora haja uma atenção especial à população negra. “Um dos maiores desafios que enfrentamos é o engajamento de empresas no compromisso com a saúde mental dos seus colaboradores, tendo em vista que nosso produto B2B [business to business] é uma jornada de saúde mental focado em diversidade”, diz Igor Leo Rocha.

A AfroSaúde desenvolve algumas soluções que serão lançadas ainda em 2024: uma focada no B2C (modelo no qual a empresa vende o produto ao consumidor final) e outra no B2G (na comercialização com agências governamentais), de modo a ampliar o portfólio e aumentar o impacto na sociedade.

InHire

O InHire consiste em uma ferramenta pioneira de recrutamento e seleção que registrou crescimento de 294% no faturamento e ampliação superior a 500% em clientes em 2023. “Conseguimos nos tornar uma empresa relevante no segmento e temos tudo para crescer muito mais neste e nos próximos anos”, destaca Augusto Frazão, CEO do InHire.

A companhia de Salvador já captou quase R$ 12 milhões na trajetória de três anos, por meio do desenvolvimento de um software que torna o processo de recrutamento menos operacional e mais estratégico, eliminando planilhas e o esforço manual desnecessário.

No ano passado, o churn [proporção de clientes que cancelam o serviço em um período determinado] verificado nos últimos seis meses foi inferior a 1,5% mensal.

“Como diferencial, temos um conhecimento muito profundo sobre o desafio de recrutar. Foi uma ferramenta construída de recrutadores para recrutadores”, avalia Augusto Frazão. Identificamos essa demanda muito forte em todos os anos de consultoria, o que nos ajudou a atacar, de fato, as dores mais relevantes dos recrutadores. Criamos um produto com aceitação muito boa no mercado”, diz.

Para o CEO, o acesso a capital representou uma dificuldade grande no começo da história do InHire, porém a empresa conseguiu superar essa questão, com o tempo, ao criar boas conexões no ambiente de negócios. “Outro desafio foi conseguir fazer a transição de serviço para produto. Demoramos um pouco para dominar as duas frentes, mas hoje conseguimos executar ambas”, conclui o executivo.

Para os próximos anos, a companhia planeja continuar crescendo em ritmo acelerado, ao mesmo tempo em que mantém a sustentabilidade financeira.

Inventivos

Plataforma inovadora de formação de empreendedores, a Inventivos foi fundada em 2020 e já chegou a 3.500 membros. Em 2023, o faturamento aumentou 150% na comparação com o ano anterior.

“Nosso modelo de negócios, sendo uma comunidade, é muito aderente a criar parcerias e ajudar a desenvolver o ecossistema do qual surgimos. Os fundadores fizeram parte em diversos momentos do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Salvador, o que criou uma profunda relação com a cena”, salienta Lucas Santana, fundador da Inventivos ao lado de Monique Evelle, mentora e formadora de novos empreendedores.

Outro ponto relevante consiste na capacidade de atrair investimentos externos da região, o que faz com que grandes empresas olhem de outra maneira não só para a Inventivos, mas para outras startups locais. “Em 2023, criamos o Club Deal, Inventivos Angels, que investiu R$ 3 milhões no ano em startups em estágio inicial muito focadas em ESG e creator economy. Desde então, fechamos negócios com grandes empresas, como Meta, iFood, Itaú, Banco BV, Natura e Ambev”, diz Lucas Santana.

Como diferenciais da startup, o fundador destaca o alinhamento de tecnologia, a experiência empreendedora e a abordagem humanizada, que facilitam o estabelecimento de relações e permitem entender bem as dores dos clientes.

O principal desafio da Inventivos para próximos anos é criar programas ainda mais aderentes às grandes empresas, principalmente nas áreas de inovação e ESG, estimulando o intraempreendedorismo e a inovação de maneira responsável. “Além disso, queremos aumentar o impacto do nosso Club Deal, Inventivos Angels, com o objetivo de dobrar o investimento feito em 2023”, completa o executivo.

SDW

A Sustainable Development & Water For All (SDW) tem destaque no mercado de startups do Nordeste pela abordagem inovadora para democratizar o acesso à água potável. Fundada em 2016, a companhia utiliza tecnologias sustentáveis para impactar positivamente comunidades vulneráveis.

“Quanto à evolução de faturamento, desde sua fundação, a SDW experimentou um crescimento significativo, alcançando um aumento percentual notável nos últimos anos”, pontua Anna Luísa Beserra Santos, CEO da empresa.

Vale lembrar que a companhia já beneficiou mais de 23 mil pessoas com suas tecnologias inovadoras, consolidando-se como uma referência na área de acesso a água e saneamento. A SDW se destaca por integrar ciência, empreendedorismo social e sustentabilidade para criar soluções acessíveis.

“Nosso maior diferencial é o comprometimento em oferecer acesso à água potável de forma inovadora e eficaz. Os desafios enfrentados envolvem a busca constante por tecnologias sustentáveis, a superação de obstáculos logísticos em áreas remotas e a conscientização sobre a importância do saneamento básico”, explica Anna Luísa Beserra Santos.

De acordo com a executiva, o principal desafio reside em expandir o impacto do empreendimento, alcançando mais comunidades necessitadas. “Estamos focados em desenvolver parcerias estratégicas, investir em pesquisa e inovação e continuar atraindo talentos comprometidos com nossa missão”, diz. “A adaptação constante a exigências ambientais e sociais é parte essencial da nossa estratégia de crescimento sustentável”, completa a CEO.