26 de dezembro de 2024 - 12:55 PM

Comitê das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul amplia capacidade com parceria da CODEVASF

Integrante reforça a gestão de recursos hídricos e desenvolvimento sustentável no Estado da Bahia

Durante a 50ª reunião plenária ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul (CBHRS), realizada na última quinta-feira (25), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), através da analista de desenvolvimento territorial e integrante do comitê, Priscila Martinez apresentou as ações da empresa no estado e bacias da Bahia. Esta integração entre a empresa e o CBHRS representa um reforço estratégico para as iniciativas de gestão de recursos hídricos e desenvolvimento regional no estado da Bahia.

A CODEVASF ampliou suas operações na Bahia em 2020 e rapidamente se destacou pelo seu impacto significativo em infraestrutura hídrica e desenvolvimento sustentável. Até o momento, as ações da companhia beneficiaram diretamente 281 mil pessoas com melhorias em sistemas de esgotamento sanitário e 119 mil pessoas com o desenvolvimento de sistemas de abastecimento de água. Além disso, a companhia promoveu a proteção de 1243 nascentes, enfatizando seu compromisso com a preservação ambiental.

“É muito bom e muito importante ter a CODEVASF como membro do comitê, já que ela está em grande parte do território baiano. A chegada da Companhia no final do ano passado, vem pra somar e contribuir com o nosso comitê, principalmente nas ações de implementação do nosso Plano de Bacias Hidrográficas, que foi aprovado em 2020”, destacou o secretário do CBH Recôncavo Sul e representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Silvio Santos. “A participação da CODEVASF será fundamental para o crescimento do nosso comitê”, completou Silvio.

O vice-presidente do comitê, Francisco Sampaio, também enfatizou a importância da aproximação com a empresa pública: “essa inclusão permite estreitar o diálogo e faz com que a gente tenha mais acesso a informações da CODEVASF. Ela é uma representação importante dentro do comitê e temos muito a ganhar em relação ao acesso à informação”.

Já o presidente da CBHRS, Deraldo Neto, pontua que a aproximação com a CODEVASF “vai nos permitir conhecer melhor os caminhos para buscar os recursos para a execução de projetos, pois eles já atuam em diversos outros nas áreas das bacias hidrográficas do estado”.

Concomitantemente, a reunião serviu de palco para a apresentação do Plano de Comunicação dos comitês das bacias hidrográficas do estado da Bahia. O plano inclui o lançamento de um novo site e a manutenção de uma presença ativa nas redes sociais, o que amplia a visibilidade e o alcance das atividades dos comitês.

O encontro também abordou o processo de preenchimento de vagas e o próximo ciclo eleitoral para os membros do comitê. Foi deliberado que os membros atuais indicarão instituições dos segmentos usuários de água e sociedade civil aptas a participar do processo, garantindo assim a continuidade e a inclusão nos esforços de gestão dos recursos hídricos.

Este reforço na composição do CBHRS e as iniciativas de comunicação aumentam a transparência e fomentam a participação comunitária nas decisões que afetam a gestão dos recursos hídricos na região, consolidando o papel do comitê como um elemento chave na sustentabilidade ambiental e no desenvolvimento socioeconômico da Bahia.

Sobre os Comitês Estaduais de Bacias Hidrográficas da Bahia

Você já ouviu falar no “Parlamento das Águas”? Os Comitês de Bacias Hidrográficas são exatamente isso, espaços onde representantes dos poderes públicos, usuários de água e sociedade civil se reúnem para discutir e deliberar  sobre como gerenciar de forma sustentável e justa os recursos hídricos das bacias hidrográficas. 

A Bahia é composta por 14 Comitês Estaduais de Bacias Hidrográficas e 01 Comitê Interestadual de Bacia Hidrográfica (localizada nos estados da Bahia e Minas Gerais e faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco).

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul (CBHRS) foi criado pelo Decreto Estadual nº 15.730, de 05 de dezembro de 2014 e possui 60 conselheiros, dentre titulares e suplentes. Durante o ano, são realizadas 04 plenárias ordinárias para que os representantes discutam sobre assuntos relacionados à água. Todas as pautas são discutidas de forma democrática, buscando o melhor para todos e as reuniões são sempre abertas à população que queira participar.