27 de dezembro de 2024 - 2:06 AM

Internos do Complexo da Mata Escura participam do segundo aulão preparatório para o Enem-PPL 2024

 Internos do Complexo da Mata Escura participam do segundo aulão preparatório para o Enem-PPL 2024

O Complexo Penitenciário da Mata Escura recebeu, nesta terça-feira (4), o segundo aulão preparatório de 2024 para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem-PPL). A atividade, que aconteceu no auditório do Presídio de Salvador, situado dentro do complexo, reuniu 46 estudantes internos do Colégio Estadual George Fragoso Modesto e foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Iy2wK88tzFc.

A chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Luciana Menezes, que representou a secretária da Educação, Rowenna Brito, durante o aulão, ressaltou a importância da iniciativa. “A educação é um direito de todos e um instrumento poderoso de transformação. Este aulão é uma oportunidade de ampliar horizontes e oferecer novas perspectivas para os internos, fortalecendo a reinserção social e cidadã por meio do conhecimento”.

Organizado pela SEC, pelo IAT e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o aulão ofereceu aulas de Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Química, Geografia e Matemática. A iniciativa faz parte do Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, que busca ampliar a escolaridade da população carcerária, promovendo a remição de pena e a ressocialização por meio da educação.

O titular da Seap, José Castro, também celebrou o evento. “Estou muito feliz de estar aqui em mais um aulão. Sabemos da importância da educação na vida dessas pessoas, isso é o que transforma seus caminhos. A cada 12 horas de estudo é um dia a menos do comprimento de pena deles e isso é algo relevante para o seu futuro”.

Entre os estudantes, F.L.S., 28 anos, compartilhou sua emoção com a iniciativa. “Eu acho muito interessante o que está acontecendo através desse aulão, porque, lá fora, muitas vezes, a gente não tem a oportunidade de fazer o Enem e aqui a gente está tendo a chance de se preparar para essa prova que é tão importante”.

Foto: Luis Carrera