25 de maio de 2025 - 6:02 PM

Abastecimento de água é reduzido em Salvador e RMS após fortes chuvas

 Abastecimento de água é reduzido em Salvador e RMS após fortes chuvas
#Compartilhe

As fortes chuvas que atingem Salvador e parte da Região Metropolitana provocaram mudanças na qualidade da água captada pela Embasa no rio Joanes, comprometendo o abastecimento em diversos bairros e municípios nesta terça-feira (06). Para manter os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, a empresa reduziu temporariamente o volume distribuído.

De acordo com Joana Rolemberg, diretora de Operação da Embasa na RMS, a medida tem o objetivo de garantir a segurança da água que chega às casas. “Devido às condições do manancial, foi necessário diminuir o volume da água distribuída, por isso é ainda mais fundamental que os moradores das áreas afetadas usem com economia a água armazenada nos reservatórios domiciliares”, explicou.

As chuvas intensas alteram a composição da água bruta através de arraste de terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica, como folhas e galhos. Técnicos da Embasa seguem monitorando o manancial e ajustando o processo de tratamento com o objetivo de restabelecer a produção em sua capacidade normal o quanto antes.

Entre as localidades afetadas estão Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e as ilhas de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos.