Casos de HIV são detectados em postos de testagem no São João da Bahia

Ao menos 14 pessoas testaram positivo para HIV durante os atendimentos realizados nos postos de testagem rápida montados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nos festejos juninos da Bahia. A ação, que se consolida como estratégia de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), já realizou mais de 5 mil exames até esta sexta-feira (20).
Além do HIV, os testes abrangem sífilis e hepatites B e C. Os dados parciais apontam ainda 164 resultados positivos para sífilis, quatro para hepatite B e seis para hepatite C. Das pessoas diagnosticadas com sífilis, 64 iniciaram o tratamento diretamente nos postos, que estão instalados em 11 cidades, entre elas Salvador, Cruz das Almas, Ibicuí, Amargosa e Senhor do Bonfim. Em Cachoeira, os atendimentos começam neste sábado (21).
“Este trabalho faz parte do conjunto das Diretrizes para a Eliminação da Aids e Transmissão do HIV como problema de saúde pública”, explica Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab. Ela destaca que a iniciativa integra o Programa Brasil Saudável, que também abrange o combate à sífilis e às hepatites virais.
Além dos testes, unidades de atendimento de emergência também foram montadas em Salvador — no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe — em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Nessas estruturas, 175 ocorrências já foram registradas, com queixas como cefaleia, náuseas e intoxicação alcoólica.