Polícia encontra acampamento do tráfico escondido em área de mangue no Recôncavo
Foto: PMBA
Por Diário do Baiano
Operação em Nazaré apreendeu quase 48 quilos de drogas e insumos, quatro armas de fogo, munições, prensa, balanças e equipamentos; suspeitos conseguiram fugir
Uma operação da Polícia Militar localizou uma estrutura que, segundo a corporação, era utilizada para preparação, armazenamento e distribuição de drogas em uma área de mangue no bairro da Muritiba, em Nazaré, no Recôncavo Baiano. A ação ocorreu na manhã de segunda-feira (17) e mobilizou equipes do 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Recôncavo.
O acampamento foi encontrado depois de levantamentos de inteligência sobre a atuação de suspeitos envolvidos com o tráfico na região. Quando perceberam a aproximação das guarnições, os homens que estavam no local fugiram pela área de manguezal. Foram realizadas buscas, mas ninguém havia sido preso até a última atualização.
Armas, drogas e estrutura para preparo
Entre o material encontrado estavam uma prensa de grande porte, dez balanças, embalagens para acondicionamento de entorpecentes, rádios comunicadores, celulares e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico. A quantidade e os equipamentos encontrados indicam, segundo a polícia, uma estrutura destinada ao processamento e fracionamento de drogas.
Também foram apreendidas quatro armas de fogo: um revólver calibre .38, uma pistola Glock G19 calibre 9 mm, uma carabina calibre .38 e outra calibre .22. A apreensão incluiu carregadores e munições de diferentes calibres.
Um balanço detalhado da operação aponta ainda 147 munições, distribuídas entre os calibres .380, .40, .38 e 9 mm, além de power banks, coldre, porta-carregador e bandoleiras.
Em relação aos entorpecentes, uma das informações divulgadas após a operação contabiliza 40 kg de pasta base e 7,2 kg de cocaína. Já o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Manoilzo, informou que foram recolhidos quase 48 quilos de uma substância que, conforme informação repassada pelo Departamento de Polícia Técnica, é utilizada na fabricação de cocaína.
Suspeitos escaparam pelo manguezal
A localização do acampamento exigiu incursão policial em uma região de difícil acesso. De acordo com o comandante do 14º BPM, os suspeitos conseguiram escapar pelo mangue ao perceberem a presença das equipes e não houve confronto durante a ação.
Participaram da operação 20 policiais militares e quatro viaturas do 14º BPM e da Cipe Recôncavo. Após a apreensão, a estrutura utilizada pelo grupo foi desmontada.
O material recolhido foi encaminhado para a Polícia Civil para registro da ocorrência e prosseguimento das investigações. A apuração deverá buscar identificar os responsáveis pela estrutura e a atuação do grupo na região.

Paraíso turístico vira alvo de ofensiva contra organização criminosa
Tiros interrompem missa em Lauro de Freitas e padre tenta acalmar fiéis
Polícia investiga ex-namorado como suspeito de matar mãe e filha em Entre Rios
Recusa em compartilhar internet teria motivado assassinato no sul da Bahia
Perseguição termina em confronto com a PM e quatro mortos no Subúrbio de Salvador
Três de Ouro” do Baralho do Crime morre em confronto com a polícia na capital baiana