26 de dezembro de 2024 - 4:16 PM

Festas secretas colocam Trancoso em alerta

 Festas secretas colocam Trancoso em alerta

O distrito de Trancoso, a cerca de 730 Km de Salvador, com 11 mil habitantes, é um dos destinos mais procurados por turistas todo ano, motivo de preocupação neste final de ano por conta da pandemia da Covid-19. No início deste mês, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), assinou um decreto proibindo a organização de festas em estabelecimentos públicos e privados, independente do número de convidados. 

No distrito, apenas restaurantes, bares e barracas de praia estão autorizados a funcionar durante o período. Mesmo assim, alguns eventos estão sendo organizados no vilarejo, em condomínio e fazendas. 

De acordo com informações do site GQ, além de festas em casas particulares, com 200 ou 300 pessoas, há outras comerciais, que já tiveram ingressos vendidos. Ainda de acordo com informações, os grupos muitas vezes são de fora do estado que se organizam e recebem pagamentos através do WhatsApp. Pelo serviço de mensagens, há uma série de cautelas: o endereço do evento é anunciado próximo do dia da festa e a compra de ingressos é exclusiva aos contatos. 

O GQ teve acesso a mensagens de um grupo do Rio de Janeiro que está organizando uma festa denominada “Água Viva”. No grupo a “confraternização” é tratada como “festa de amigos”. Os ingressos não são vendidos de forma aberta ou na porta do local. Os organizadores esperam vender 60 cotas com até oito pessoas cada, pelo valor de R$ 6 mil. A festa está marcada para o dia 28 e local só será divulgado pouco antes da data.