1 de maio de 2024 - 11:00 PM

Ação mira quadrilha que lava dinheiro com linha de crédito concedida a contas falsas

 Ação mira quadrilha que lava dinheiro com linha de crédito concedida a contas falsas

O Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) realiza, na manhã desta quarta-feira, a Operação Celulose. A ação visa a  cumprir 15 mandados de busca e apreensão contra um grupo acusado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e estelionato. As equipes estão em endereços de diferentes bairros da capital do Rio de Janeiro. 

As investigações começaram em 2014, quando foram constatadas movimentações atípicas em contas bancárias de empresas de reciclagem. Os policiais requisitaram, então, ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) os Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) e a quebra do sigilo fiscal, com autorização da Justiça.

O grupo foi monitorado e idenficado. A suspeita é de que a movimentação financeira tenha sido de mais de R$ 20 milhões, sendo feita graças a fraudes com uso de cartões que concediam linha de crédito para compra de materiais de construção e em transações financeiras utilizando laranjas e empresas de fachada para lavagem de dinheiro ilícito.
Dois gerentes de bancos são apontados como integrantes da organização. Eles criavam contas falsas em nome de laranjas e utilizavam a linha de crédito concedida por meio do cartão para recebimento do dinheiro das agências bancárias.

As buscas que estão sendo feitas nesta quarta visam a arrecadar materiais e documentos que possam auxiliar nas investigações e a identificar todos os integrantes da quadrilha.

Reprodução: O Globo