Banhistas ignoram decreto e vão novamente às praias
Se a ida às praias fosse uma prova, a população de Salvador mais uma vez não teria passado com louvor. A prefeitura autorizou a reabertura da maioria delas na última segunda-feira (21), depois de seis meses fechadas, mas uma das regras apresentadas aos banhistas é que todas as praias da capital baiana continuam fechadas nos finais de semana e feriados.
Neste sábado (26) ensolarado, porém, teve muita gente sem máscara na faixa de areia e um pessoal que insistiu em participar de práticas esportivas coletivas nas praias da capital baiana. Duas das praias procuradas pelos soteropolitanos que ignoraram o decretos da administração municipal para conter o avanço da covid-19 foram Itapuã e Praia do Flamengo. Confira alguns vídeos.
Na Operação Devagar, Devagarinho, que substitui a operação Tira o Pé da Areia, a Guarda Civil Municipal (GCM) encontrou muita gente nesses locais e precisou orientar para que os banhistas se retirassem dos locais. “Aos finais de semana, as praias permanecem interditadas”, disse a GCM através de nota enviada à imprensa.
Além da Guarda Municipal, a operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Transalvador. A ação contou com 56 agentes, que usaram 24 viaturas e quatro bikes; 4 agentes em uma base móvel e dez em uma segunda base móvel; além de quatro agentes, com três motocicletas, e dois agentes, cada um com um quadriciclo.
Apesar do movimento intenso em algumas praias, outras estavam desertas. De acordo com a GCM, no final da manhã deste sábado, o movimento era tímido nas praias da Barra, por exemplo. No final da tarde, porém, muita gente tentou dar ‘escapadinhas’ ficando na grama ao invés da areia.
Com informações de Correio 24 horas