26 de dezembro de 2024 - 10:57 AM

Cetrel discute o monitoramento de águas subterrâneas no Complexo Industrial de Camaçari durante Workshop na UFBA

 Cetrel discute o monitoramento de águas subterrâneas no Complexo Industrial de Camaçari durante Workshop na UFBA

Da redação 

Buscando destacar a importância de um sistema integrado de monitoramento que permite a gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos no Polo Industrial de Camaçari, a Cetrel foi uma das participantes do Workshop “Águas Subterrâneas da Bahia: Conhecer para usar e cuidar”, iniciativa idealizada pelo Instituto Água+ em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS BA-SE). O evento foi realizado no Instituto de Geociências da UFBA, na última sexta-feira (25). 

Durante a participação no Workshop, a Cetrel destacou a importância de ampliar a transferência de conhecimento, inovação tecnológica e parcerias estratégicas com outras indústrias e entidades acadêmicas, replicando boas práticas em outras regiões. Além de evidenciar os investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a gestão de águas subterrâneas. 

Dentre as contribuições apresentadas pela empresa, estão o uso de modelagem hidrogeológica avançada e o zoneamento hídrico como ferramenta de gestão, que permitem maior precisão no acompanhamento da qualidade e sustentabilidade das águas. Além disso, em colaboração com universidades e centros de pesquisa, a Cetrel realiza estudos para aprimorar a eficiência no uso dos recursos hídricos e desenvolver soluções que atendam aos desafios locais de gestão hídrica. 

“Neste evento, pudemos discutir a importante relação entre a Cetrel, o Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (INEMA) e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), abordando como é possível trabalhar de forma coordenada, se apoiando e como se faz necessária essa parceria para a obtenção das informações durante todos os processos. Além disso, estar presente nesse workshop nos proporciona uma fundamental interação entre a academia, as empresas e os órgãos ambientais, fomentando uma visão efetiva sobre a gestão de recursos hídricos, afinal, todos nós temos uma grande parcela sobre isso”, reforça Antônio Rodrigues, geólogo sênior da Cetrel. 

O futuro das Águas Subterrâneas na Bahia 

Apesar de toda a discussão promovida sobre o assunto, Jordon Werlang, Coordenador do Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Polo de Camaçari e Gerente de Projeto da Cetrel, aponta que a empresa vê o futuro das águas subterrâneas na Bahia com preocupação, dado o impacto das mudanças climáticas e o crescimento populacional nas demandas hídricas. “Contudo, a Cetrel enxerga também uma oportunidade para se destacar como uma líder em gestão sustentável. A capacidade de inovar na forma de monitorar, preservar e utilizar esses recursos será crucial para enfrentar os desafios do futuro. A colaboração com o governo, academia e outras indústrias será vital para mitigar os impactos das mudanças climáticas sobre os aquíferos”, pontua. 

Jordon ressalta que, dentre as ações planejadas pela empresa para garantir segurança hídrica e uso sustentável das Águas Subterrâneas, se destacam a expansão do programa de Zoneamento Hídrico em outras áreas da Bahia e o fortalecimento das práticas de monitoramento contínuo e preventivo nas regiões onde já atua. “A Cetrel também está comprometida em seguir boas práticas ambientais e implementar novas tecnologias de reuso de água e recarga de aquíferos. Adicionalmente, continuará promovendo a educação ambiental e as boas práticas entre seus stakeholders para garantir a segurança hídrica a longo prazo” finaliza. 

Foto: Divulgação