Com máxima de 29ºC, agosto termina com clima ensolarado em Salvador; veja como fica o tempo em setembro
Agosto termina com o clima “de praia” em Salvador. Durante o mês, os acumulados de chuva foram 11% menor do que a média esperada, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em setembro, a expectativa é que as temperaturas sigam altas na capital baiana.
Segundo Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet, o índice menor de chuvas já era algo esperado para agosto, por causa do fenômeno El Niño, que provoca alterações na temperatura da água do Oceano Pacífico.
Essa mudança influencia o clima do Nordeste do Brasil, fazendo com que haja menos chuvas, menos dias nublados e temperaturas mais elevadas.
Devido ao fenômeno registrado neste ano, o acumulado de chuvas em agosto ficou em 115,9, quando a média para o período é de 129,7.
Além disso, a temperatura ficou 1,6ºC maior do que a média. Apesar disso, o mês não pode ser considerado atípico, justamente por causa dessa variabilidade causada pelos fenômenos.
Ainda de acordo com a meteorologista, normalmente os meses mais chuvosos do ano são março, abril, maio e junho.
Setembro e a chegada da primavera
Segundo Cláudia Valéria, os próximos dias seguem sem muitas mudanças no clima em Salvador. Com a chegada de setembro e consequentemente, a proximidade da primavera, a expectativa é que as temperaturas sigam altas e o sol prevaleça. A primavera começa em 23 de setembro.
Conforme o Inmet, a previsão para as regiões Norte e Nordeste é de chuva próxima ou ligeiramente abaixo da climatologia do mês.
As nuvens podem até aparecer no início da manhã e podem ocorrer chuvas rápidas durante o dia na Bahia. Apesar disso, o sol – e a possibilidade de uma ida à praia – vai prevalecer no estado.
Ainda na Bahia, no primeiro final de semana de setembro, as temperaturas ficarão entre 23ºC e 29ºC. Conforme divulgado pelo Inmet, o sábado (2) e o domingo (3) poderão ser exceções do mês, pois há possibilidade de tempo nublado e chuva.
Créditos: G1BA