CREA alerta para prevenção de riscos relacionados às edificações
Entidade ressalta a relevância do registro dos profissionais no CREA para garantir segurança e qualidade nas construções
A existência de fissuras, trincas e rachaduras em edificações costuma ser colocada em segundo plano na rotina de habitantes e frequentadores – mas esses riscos não deveriam ser ignorados. Problemas estruturais como fendas, corrosões, deformações, contenção de encostas e falta de impermeabilização representam desafios relevantes, exigindo atenção preventiva para evitar complicações maiores.
Com o objetivo de mitigar tais riscos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) atua na fiscalização dos profissionais envolvidos nessas construções, assegurando que os envolvidos nas obras e edificações estejam devidamente registrados e habilitados para o trabalho.
“É vital ressaltar que o registro no CREA não apenas valida a atuação dos profissionais, mas por meio dessa verificação assegura que as edificações atendam aos requisitos de segurança e qualidade estabelecidos”, explica o supervisor de fiscalização do Crea-BA, Arildson Araújo.
Embora não realize análises das estruturas, o CREA desempenha um papel fundamental na fiscalização, pois a presença de profissionais registrados no Conselho Profissional é imprescindível para garantir que a execução de projetos e obras seja realizada por especialistas devidamente habilitados e qualificados, em conformidade com as normas técnicas vigentes. “Nas fiscalizações do CREA, o órgão atua na orientação aos proprietários sobre a necessidade de contratação de profissionais habilitados para avaliação e perícia das edificações, visando identificar e mitigar riscos”, complementa Arildson Araújo.
O supervisor de fiscalização adverte, ainda, que há uma série de exigências legais para a emissão de laudo e avaliação estrutural de edificações, como, por exemplo: da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR), Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), dentre outros.
No caso de risco de desabamentos ou se a população precisar de assistência com fissuras e rachaduras em edificações, geralmente, esses casos são encaminhados à Defesa Civil do município para obter auxílio. No caso de Salvador, em caso de emergência, deve-se entrar em contato com a CODESAL pelo telefone 199.
Sobre o Crea-BA:
O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.
Mais informações: www.creaba.org.br