Crea-BA celebra o aumento da representatividade feminina
2 em cada 10 profissionais do sistema Confea/CREAs são mulheres e órgãos estimam crescimento mais expressivo
No Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) se une à celebração das conquistas das mulheres no Sistema Confea/Crea, reconhecendo o trabalho e o crescimento das profissionais de engenharia, agronomia e geociências, campos que são histórica e majoritariamente ocupados por homens. A luta por igualdade de gênero, 5º dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, continua sendo uma prioridade no Conselho.
Atualmente, cerca de 223.711 mulheres integram o Sistema Confea/Crea, representando aproximadamente 20% dos profissionais. Nas últimas eleições gerais, foi registrado aumento significativo na representação feminina nos cargos eletivos dos Creas, do Confea e da Mútua. Oito presidentes de Regionais, duas novas conselheiras federais, cinco diretoras-gerais e oito diretoras administrativas foram eleitas, juntamente com cinco diretoras financeiras da Mútua. Esses números refletem um reconhecimento do papel fundamental das mulheres no desenvolvimento e na liderança das áreas de engenharia e agronomia.
Desde 2021, o Crea-BA conta com o Comitê Gestor do Programa Mulher, uma iniciativa do Sistema Confea/Crea que reforça o compromisso pela consolidação dos direitos sociais e políticos das mulheres em todas as dimensões. Este programa visa valorizar as profissionais registradas no sistema e estimular o registro das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a formação acadêmica.
O Comitê Gestor do Programa Mulher da Bahia é composto por representantes das Câmaras Especializadas, da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), das entidades e das instituições de Ensino, bem como das profissões com participação minoritária das mulheres. O colegiado representa as 11 mil mulheres registradas no Conselho.
A Engenheira Florestal Izabel Ceron de Paula, representante da plenária no Comitê, ressalta: “É uma honra fazer parte deste Comitê e contribuir para promover a igualdade de gênero e o reconhecimento das mulheres nas nossas profissões. Nós, mulheres, temos muito a oferecer e é fundamental que continuemos a lutar por espaços de liderança e representatividade”.
Gilza Maria, supervisora de comunicação do Crea-BA, destaca: “É uma satisfação fazer parte de um setor majoritariamente feminino, comunicando o Conselho para o público interno e externo. Precisamos relembrar que a data reflete uma luta coletiva, política, de busca por direitos, e não apenas de conquistas individuais. É essa força que impulsiona o progresso e a igualdade em nossa atuação. Estamos comprometidas em continuar ampliando nossa representatividade e promovendo um ambiente inclusivo e diversificado.”
Neste Dia das Mulheres, o Crea-BA honra não apenas as figuras proeminentes que pavimentaram o caminho, mas também todas as mulheres que diariamente desafiam estereótipos, rompem barreiras e inspiram as gerações futuras. Que este seja um momento de reflexão, celebração e renovação do compromisso com a igualdade de gênero em todas as esferas do Sistema Confea/Crea.
Sobre o Crea-BA:
O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.
Mais informações: www.creaba.org.br