Espetáculo “A Revolução” traz reflexões sobre desigualdade social e política com humor e irreverência
Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, o Espaço Xisto Bahia será palco para o espetáculo “A Revolução”, uma adaptação da dramaturgia “Revolução Na América do Sul” (1957), escrita pelo renomado dramaturgo Augusto Boal. Com sessões marcadas para às 19h, os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo Sympla, por R$20 (inteira) e R$10 (meia).
A trama se desenrola em um futuro distante, em 2090, ou em um universo paralelo em 2023, o que possibilita ao público uma conexão com a realidade atual. Nesse cenário, as relações de trabalho e classe são retratadas de forma predatória, em que a revolução ainda é uma utopia, mas que custa pouco sonhar. O enredo acompanha a vida e a morte de José da Silva, um indivíduo comum da classe operária, proporcionando uma reflexão profunda sobre as questões sociais e políticas.
Além de oferecer uma experiência teatral impactante, o espetáculo também tem um propósito social. Os espectadores são convidados a contribuir com a Campanha Bahia Sem Fome do Governo do Estado da Bahia, doando 1kg de alimento não perecível. Essa iniciativa solidária visa ajudar aqueles que mais necessitam e promover ações transformadoras na comunidade.
O artista Negro Du, quem interpretar Zé da Silva, enfatiza a relevância de “A Revolução” para os soteropolitanos e todos que estiverem em Salvador: “Assistir à saga do brasileiro Zé da Silva é uma identificação com nossa própria saga diária. A luta pela sobrevivência em um país que parece estar contra o povo pode sugerir acomodação, mas o sentimento que fica é que precisamos fazer algo, precisamos de uma Revolução. Zé da Silva representa todos aqueles que lutam diariamente pela sobrevivência em um cenário onde o Governo parece estar contra nós.”
O diretor Alan Aljó destaca que “A Revolução” é uma comédia com um forte cunho político, abordando questões de desigualdade social, mas também se aproximando da realidade baiana com a linguagem e o estilo soteropolitano mas com uma concepção visual marcante e lírica, envolto de música, dança e exploração da especialidade externa do teatro para conduzir o público a narrativa da peça.
Para obter mais informações sobre a programação, visite o Instagram @grupodeteatro_get.
SINOPSE:
A peça se passa em um futuro distante 2090 (ou universo paralelo em 2023, pode ser aqui) onde as relações de trabalho e classe são reproduzidas de maneira predatória, em que a revolução ainda é uma utopia, mas que custa pouco sonhar. Assim, presenciamos a vida e a morte de José da Silva, indivíduo comum da classe operária.
Serviço:
O QUÊ: Espetáculo A Revolução
ONDE: Espaço Xisto Bahia
QUANDO: Espaço Xisto Bahia: 21, 22 e 23 de setembro, às 19:00h.
Ficha Técnica:
ENCENAÇÃO: Alan Aljó
ASSISTENTE: Marthinha Böker
ELENCO:
Alderman Ribeiro
Gi Uzêda
Jaime Cunha
Marthinha Böker
Mateus Santos
Negro Du
Silvânia Cerqueira
DIREÇÃO MUSICAL: Tássio Sarrosí
ASSISTENTE: Raissa Pessoa
MUSICISTAS:
Raíssa Pessoa
Tássio Sarrosí
Zé Maria Piquerez
CENÁRIO e ARTE GRÁFICA: Erick Augusto
ILUMINAÇÃO: Xato
MAQUIAGEM: Silvânia Cerqueira
ASSISTENTE: Drika Ribeiro
FIGURINO: Alan Aljó, Erick Augusto e
Silvânia Cerqueira
PREPARAÇÃO CORPORAL: Zé Maria Piquerez
PRODUÇÃO: Alan Aljó e Silvânia Cerqueira
ADAPTAÇÃO TEXTUAL: Alan Aljó
REALIZAÇÃO:
Grupo Execrável de Teatro e Arapuca Produção Cultural