Flordelis se apresenta e veste tornozeleira eletrônica após intimação da Justiça
Deputada federal, acusada de matar o marido, pastor Anderson do Carmo, foi intimada na terça-feira e tinha 48 horas para instalar dispositivo
A deputada federal Flordelis se apresentou nesta quinta-feira na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro, para botar a tornozeleira eletrônica. Segundo a Seap, ela fez o procedimento em São Gonçalo, na Região Metropolitana. A pasta informou em nota que “a deputada recebeu todas as orientações necessárias e cumpriu todos os trâmites de praxe para o cumprimento da decisão judicial” no local.
Entenda o caso Flordelis:Trama familiar envolve briga por dinheiro, traição e suspeita de envenenamento
Flordelis foi intimada na noite de terça-feira, em sua casa, na Região Oceânica de Niterói, e tinha 48 horas para instalar o dispositivo. Ela recebeu o aviso às 19h, fora do horário do expediente do Tribunal de Justiça do estado e tinha até as 17h desta quinta-feira para ir à Seap.
A decisão do uso da tornozeleira foi da juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói. A magistrada acolheu um pedido do Ministério Público. Flordelis é acusada de ser mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho do ano passado.
Processo disciplinar
Flordelis também enfrenta um processo disciplinar na Câmara dos Deputados. A corregedoria analisa se houve quebra de decoro parlamentar, que poderia culminar na perda do mandato da deputada. A falta de decoro pode se dar pelo abuso das prerrogativas de parlamentar, recebimento de vantagens indevidas ou praticar irregularidades graves no desempenho do mandato que afetem a dignidade da representação popular.
O corregedor da Câmara, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), afirmou em seu relatório que a deputada não conseguiu provar que não cometeu a infração. O parecer de Bengtson, entregue na quinta-feira, dia 1º, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recomenda a abertura do processo de cassação do mandato de Flordelis.
Reprodução: O Globo