Fortes chuvas provocam alagamentos, congestionamentos e acidentes em Salvador e Região Metropolitana

As fortes chuvas que atingem Salvador e cidades da Região Metropolitana desde a madrugada desta segunda-feira (16) causaram alagamentos, congestionamentos e acidentes em diversos pontos da capital e municípios vizinhos. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o acumulado de chuva nas últimas 24 horas ultrapassou os 90 mm em alguns bairros.
Entre as áreas com maior volume de chuva estão Paripe – Tubarão (92 mm), Paripe (85,4 mm) e Coutos (82,6 mm).
Vídeos enviados por leitores e que circulam nas redes sociais mostram ruas completamente alagadas em diferentes regiões da cidade. Na Avenida San Martin, motoristas enfrentaram dificuldades para transitar em meio à água acumulada. Na Avenida Paralela, o tráfego também foi prejudicado por pontos de alagamento. Em Itinga, município de Lauro de Freitas, a situação não foi diferente, com vias alagadas e moradores relatando transtornos.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (CEMADEC), a causa das fortes chuvas é um cavado atmosférico sobre a costa leste do Nordeste, que está provocando instabilidade e formação de nuvens carregadas sobre a capital baiana e entorno.
A previsão do tempo indica que as chuvas devem continuar nas próximas horas e ao longo da terça-feira (17). A Codesal alerta para 80% de chance de novas pancadas de chuva, com céu nublado durante todo o dia. As temperaturas devem variar entre 21°C (mínima) e 28°C (máxima).
A Defesa Civil de Salvador permanece em regime de plantão 24 horas. Em caso de emergência, a população pode acionar o órgão pelo telefone 199.