27 de dezembro de 2024 - 7:04 AM

Imóveis compactos se consolidam como preferência para quem deseja morar ou investir

 Imóveis compactos se consolidam como preferência para quem deseja morar ou investir

Da redação

Investir em imóveis vem se configurando uma das práticas mais seguras e rentáveis do mercado. E dentro das variedades de tipologias existentes, os imóveis compactos vêm dominando a preferência deste público investidor. Esses imóveis são, em geral, studios e apartamentos de um ou dois quartos, em tamanhos que variam de 15 a 50 metros quadrados.

Segundo levantamento de pesquisa realizada pela BRAIN Inteligência Estratégica, no último semestre os imóveis compactos representaram 21% das unidades vendidas em Salvador e região metropolitana. A razão para a concentração dessa tipologia encontra-se no fato de serem os tipos de imóveis mais fáceis de comprar, com ticket acessível e financiamento com boa liquidez.

Na região do Imbuí, o primeiro empreendimento compacto lançado foi o Biosphere Essence, projeto que traz todos os atrativos pensados para o público que deseja morar com praticidade ou investir com baixo custo e boa procura para locação. O empreendimento possui estrutura completa nas áreas comuns, abarcando facilidades como petshop e petcare, coworking, academia, loja de conveniência, lavanderia, além de estar a 3 minutos do metrô, um dos principais diferenciais dos imóveis mais valorizados nas grandes capitais do país.

Tiago Soeiro é um dos compradores do Biosphere Essence. “Moro em Praia do Forte e vi no Biosphere uma oportunidade de investimento para o futuro dos meus filhos. Levei em consideração, além da tipologia que me interessava, a localização do empreendimento”.

Segundo Zenilton Mira, sócio do Biosphere Essence, tem sido grande a procura de pessoas que residem em outras cidades, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié e Santo Antônio de Jesus, comprando o imóvel como forma de ter um novo investimento financeiro. “São pessoas com uma vida estável, que normalmente residem em uma casa própria, e que estão vendo o movimento do mercado para estes imóveis compactos, que representam custos mais acessíveis e a praticidade que as pessoas vêm buscando no dia a dia”, explica.

Diferente do que muitas pessoas costumam imaginar, investir em um imóvel pode ser uma realidade acessível para muitos, conforme explica Mira: “Imagine que com R$ 7,2 mil é possível dar entrada em um imóvel, pagando parcelas de R$ 860 mensais. A estabilidade e garantias do mercado imobiliário são, com toda certeza, um ótimo negócio”.

Foto: Divulgação