28 de dezembro de 2024 - 8:13 AM

Instituto de Auditores Fiscais da Bahia celebra 18 anos de atuação

 Instituto de Auditores Fiscais da Bahia celebra 18 anos de atuação

Focado nos assuntos tributários e em finanças públicas, o Instituto de Auditores Fiscais da Bahia (IAF Sindical) chegou, nesta sexta-feira (08), à maioridade. A categoria se reuniu em um cerimonial no bairro de Itapuã, em Salvador, para celebrar as conquistas e lutas ao longo destes 18 anos. 

Criado em 8 de junho de 2006, o IAF Sindical tem como objetivo maior defender os direitos dos auditores fiscais estaduais. A instituição é reconhecida também como referência na produção de análises econômicas sobre a Bahia, primando pela qualidade e ética das informações.

“Não existe estado democrático de direito sem tributos e cabe aos auditores fiscais trabalharem para que os impostos ingressem nos cofres do Estado. Em 18 anos, o IAF Sindical vem representando uma fênix, um novo renascer na defesa da categoria e de uma esperança de uma sociedade melhor”, ressaltou Marcos Carneiro, presidente da instituição.

Durante o evento, foram lembradas as conquistas e lutas do IAF Sindical no estado, como a defesa do concurso público como única forma de ingresso na carreira de auditor fiscal; presença constante nas discussões sobre a Reforma Tributária; atuação junto aos cidadãos baianos com o Projeto IAF de Educação Fiscal, comunicando sobre a função social dos tributos; entre outras ações.

“São muitos pontos, desde a sua representação na imprensa nacional, passando pelas suas diversas contribuições à administração pública por meio de inúmeros estudos elaborados pelos seus associados, até chegar na sua finalidade precípua: prover o Estado de recursos públicos via tributação para satisfação das necessidades coletivas; e de uma brilhante atuação sindical para proporcionar conquistas, tanto na esfera judicial como na esfera administrativa”, conta Marcos Carneiro.

Recentemente, os auditores fiscais baianos conseguiram que o dia 21 de setembro fosse instituído como a data dos profissionais. A nova lei reconhece o mérito da categoria e a importância das suas atividades para a estruturação e desenvolvimento da sociedade. O Projeto de Lei foi de autoria da deputada estadual Fabíola Mansur.

Sobre o futuro, o presidente do IAF Sindical ressaltou o desafio de fortalecer o sentimento de união e do bom corporativismo de cada auditor fiscal. “Temos que continuar atuando nas várias frentes, como lutar pela defesa dos interesses da categoria e da sociedade, mas também contribuir com a administração pública na arrecadação dos tributos estaduais e na sua aplicação visando o atendimento das necessidades dos baianos”, finaliza. 

Marcos Carneiro também destacou a luta por uma Reforma Tributária que resulte em um case de sucesso no crescimento econômico do país, sem aumento de carga tributária; o incentivo a adoção de uma política de conformidade tributária e de aproximação com o contribuinte; o estabelecimento de mecanismos para acolher a grande massa de associados aposentados de idade mais avançada; e o aos novos profissionais para o aperfeiçoamento do trabalho.

Uma das ações executadas pela instituição é o Prêmio de Educação Fiscal, que visa disseminar os conceitos e a função social dos tributos. Como estímulo à participação da sociedade, o projeto premia escolas, universidades, órgãos públicos, prefeituras, câmara de vereadores e empresas ou profissionais da imprensa ou de tecnologia que atuem com projetos na temática.

Foto: AF Sindical