2 de julho de 2025 - 8:06 AM

Janja usa avião da FAB para ir ao ginecologista

 Janja usa avião da FAB para ir ao ginecologista
#Compartilhe

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a São Paulo e comparecer a uma consulta ginecológica. A informação foi revelada nesta segunda-feira (17) pelo portal Metrópoles e gerou repercussão política.

O voo aconteceu no dia 13 de junho, uma sexta-feira, e partiu de Brasília com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Segundo o portal, Janja viajou acompanhada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski — responsável pela solicitação da aeronave. Também estavam a bordo a esposa de Moraes, Viviane Barci, e outros passageiros, totalizando 12 pessoas. A decolagem foi registrada às 9h15, com pouso às 10h50.

Procurada, a assessoria da primeira-dama confirmou que ela embarcou no voo oficial para realizar a consulta médica e alegou que a carona não gerou custos adicionais à União. “Janja tinha uma consulta na ginecologista e viajou de carona com os ministros, em um avião da FAB que já estava solicitado pelo ministro Lewandowski”, informou a assessoria.

Apesar da justificativa, o episódio gerou críticas. O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL), líder da oposição na Câmara, ironizou a situação nas redes sociais ao escrever: “Já pagou seus impostos hoje?”, ao compartilhar a notícia.