9 de abril de 2025 - 9:49 AM

Loja recebe acusava de racismo em Salvador

 Loja recebe acusava de racismo em Salvador
#Compartilhe

A imagem de um manequim preto quebrando a vidraça da loja Reserva, do Shopping Barra, chocou clientes do centro comercial, que alegaram uma nítida representação racista na ação. A imagem foi registrada na última segunda-feira (14). Um funcionário do shopping, que preferiu não se identificar, falou que uma série de pessoas comentava que parecia que o boneco estava arrombando ou invadindo a loja.

Cliente do Barra, a administradora Rafaela Santos, 37, classificou a ação como de mau gosto e muito ofensiva. Ela afirmou que encaminhou queixa à administração do shopping logo após presenciar a cena. A cliente ficou incomodada por lembrar de uma série de casos em que pessoas negras foram mortas ou sofreram algum tipo de violência ao serem confundidas com bandidos.

“Faltou um pouco de bom senso antes de colocar aquele tipo de ação. Não sei qual a mensagem que quiseram passar, mas ficou ofensivo. Já é raro ver esses manequins de cor preta e quando vemos é associando a vandalismo? Eu fiquei muito chateada”, contou.

Procurada, a reserva informou em nota que a vitrine, chamada de Loucuras pela Reserva, “jamais teve como objetivo ofender qualquer pessoa ou disseminar ideias racistas e sim de somente divulgar a liquidação da marca”.

A Reserva também afirmou que o boneco de cor preta é o mesmo usado do lado de dentro da vitrine e desmontou a ação após a repercussão negativa: “mesmo sem intenção, a vitrine ofendeu a alguém comunicamos aqui que ela será imediatamente desmontada. Acreditamos na empatia como única forma de viver em sociedade e repudiamos o racismo em todas as suas formas de expressão”, disse a loja em nota oficial.