8 de julho de 2025 - 8:47 AM

Mais de 70 cidades da Bahia seguem sob alerta de chuvas fortes; risco de alagamentos preocupa autoridades

 Mais de 70 cidades da Bahia seguem sob alerta de chuvas fortes; risco de alagamentos preocupa autoridades
#Compartilhe

Mais de 70 municípios da Bahia continuam sob alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira (7), segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido até às 10h e inclui tanto áreas do litoral quanto do interior do estado.

De acordo com o Inmet, a previsão aponta para precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo alcançar até 50 mm por dia. A intensidade das chuvas já é considerada forte a partir de 10 mm/h, o que eleva o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos em regiões mais vulneráveis.

Entre as cidades mais afetadas estão Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Valença. Na capital baiana, bairros como Barro Duro, São Marcos e Brotas registraram mais de 100 mm de chuva nas últimas 72 horas.

Diante da situação, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) permanece em regime de plantão. A recomendação é que a população evite se expor ao mau tempo, fique atenta a sinais de movimentações de terra em encostas e não utilize aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Em caso de emergência, os contatos disponíveis são o 199 (Codesal) e o 193 (Corpo de Bombeiros).

Cidades sob alerta de chuvas intensas na Bahia:

Acajutiba, Água Fria, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Aporá, Araçás, Aramari, Aratuípe, Aurelino Leal, Cachoeira, Cairu, Camaçari, Camamu, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Conde, Coração de Maria, Crisópolis, Dias d’Ávila, Dom Macedo Costa, Entre Rios, Esplanada, Feira de Santana, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Inhambupe, Irará, Itacaré, Itanagra, Itaparica, Itapicuru, Ituberá, Jaguaripe, Jandaíra, Laje, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Soure, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Piraí do Norte, Pojuca, Presidente Tancredo Neves, Rio Real, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Simões Filho, Taperoá, Teodoro Sampaio, Teolândia, Terra Nova, Ubaitaba, Uruçuca, Valença, Vera Cruz e Wenceslau Guimarães.