MEI: veja o passo a passo para emitir notas fiscais pelo sistema nacional na web e aplicativo
A partir desta sexta-feira (1º), os Microempreendedores Individuais (MEIs) não poderão mais emitir suas notas fiscais eletrônicas pelos sites das prefeituras e deverão, obrigatoriamente, aderir ao sistema nacional.
A nova medida é uma determinação federal e procura padronizar e simplificar o cumprimento das obrigações tributárias dos MEIs.
➡️ O MEI é obrigado a emitir nota fiscal sempre que vender ou prestar serviços para outras empresas. A emissão é opcional quando o serviço ou a venda for realizada para pessoa física, explica o Sebrae.
A ferramenta para emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pelo sistema nacional está disponível desde o início do ano, no site do governo federal ou pelo aplicativo, mas se torna obrigatória agora em setembro.
O primeiro passo é cadastrar seus dados de pessoa física ou jurídica no emissor nacional na web. Para usar o aplicativo, também é necessário se cadastrar primeiro pelo portal.
Veja o passo a passo:
- Clique no link para acessar o Portal Nacional de emissão de NFS-e;
- Selecione “fazer primeiro acesso”;
- Preencha os dados solicitados e clique em “avançar”;
- Informe o número do seu título de eleitor e selecione novamente “avançar”;
- Agora, no caso de quem declarou o Imposto de Renda como pessoa física, será necessário informar os números dos dois últimos recibos;
- Informe seu e-mail e defina uma senha de acesso;
- Digite o código numérico que foi enviado ao seu e-mail;
- E pronto: cadastro feito.
Depois de fazer o cadastro, será necessário acessar o sistema com seus dados de login: CPF ou CNPJ, e a senha de acesso criada.
Outra opção é fazer o login com sua conta gov.br, aquele sistema do governo federal que integra vários serviços públicos digitais, ou a partir do seu certificado digital.
Na sequência, você deverá configurar os dados da sua empresa e da atividade econômica exercida para a emissão das notas fiscais.
- Clique no ícone das configurações (⚙️);
- Preencha os campos com e-mail e telefone que serão utilizados na geração da NFS-e;
- Ao final da página, os MEIs devem selecionar a opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”, já que eles pagam um valor fixo de tributos ao fim do mês.
- É isso: a conta foi configurada.
Com a conta configurada no emissor web, o MEI poderá cadastrar seus serviços favoritos, clicando no ícone da estrela (⭐). A medida vai facilitar a emissão das notas fiscais dos principais tipos de serviço que o MEI presta.
Para quem for emitir notas fiscais pelo aplicativo, cadastrar os serviços favoritos no emissor web é obrigatório, pois o app só irá gerar a NFS-e a partir dessas opções.
- Clique no ícone da estrela (⭐);
- Selecione “Novo Serviço Favorito”;
- Preencha os dados solicitados:
– “Apelido” é o termo que vai identificar o serviço a ser selecionado na hora de emitir a nota fiscal;
– “Código de Tributação Nacional” é a classificação nacional dos serviços no Brasil, como de educação, saúde, etc. - Você pode cadastrar até 10 serviços favoritos, seguindo as mesmas instruções.
Créditos: G1 BA