30 de junho de 2025 - 11:04 PM

Naturopatia une tradição e ciência para promover saúde integral

 Naturopatia une tradição e ciência para promover saúde integral
#Compartilhe

Com foco na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar por meio de recursos naturais, a Naturopatia é uma abordagem terapêutica que estimula a capacidade inata do corpo de se autorregular. “O papel da Naturopatia é lembrar que saúde não é ausência de sintomas, mas um estado de vitalidade, equilíbrio e consciência sobre como vivemos”, explica o médico e naturopata Áureo Augusto.

Reconhecida por sua base humanista e integrativa, a prática combina saberes sobre alimentação natural, uso de plantas medicinais e técnicas com elementos como água, argila e outros recursos terapêuticos. Para Áureo, que vive há mais de 40 anos na Chapada Diamantina, praticar Naturopatia é também “entender os sinais que nosso corpo e mente dão quando não estão funcionando 100% bem”.

A Naturopatia se baseia em três pilares fundamentais: uma alimentação equilibrada e curativa, os fundamentos históricos da prática e um conjunto de procedimentos naturais como banhos, faixas, cataplasmas e lavagens.

“Ela nos convida a observar com mais atenção a nossa rotina, alimentação, níveis de estresse, sono e até as emoções, promovendo um cuidado mais completo e profundo”, afirma a enfermeira e naturopata Maria Helena Santana.

Muitos que já tiveram contato com a Naturopatia relatam mudanças significativas em sua saúde física e emocional. A farmacêutica Cintia Maria Barreto dos Santos conta que a prática transformou sua relação com o corpo e a mente.

“É como refrescar a mente para ter mais clareza e calma. Desejo que cada vez mais pessoas possam se beneficiar da Naturopatia no seu autocuidado. É simples e acessível a todos”, recomenda.

Para os especialistas, em um mundo cada vez mais adoecido, retomar o contato com a natureza e seus recursos é uma escolha transformadora.

“A sociedade está adoecedora, mas há possibilidades simples e acessíveis para quem busca resgatar a saúde e o bem-estar. A natureza tem muito a nos ensinar”, conclui Áureo Augusto.