Operação remove meia tonelada de cabos irregulares na Avenida Sete de Setembro, em Salvador

A Neoenergia Coelba retirou cerca de 500 quilos de cabos instalados de forma irregular na Avenida Sete de Setembro, durante mais uma etapa da Operação Gatonet, realizada em parceria com a Prefeitura de Salvador e operadoras de telecomunicações. A ação tem o objetivo de reduzir riscos de incêndios e acidentes provocados por ligações clandestinas.
De acordo com a distribuidora, cerca de 90 postes foram vistoriados e 67 caixas irregulares foram removidas. Os equipamentos clandestinos, que são projetados para uso interno, não possuem reforço adequado para resistir a intempéries, o que aumenta o risco de chamas e curtos-circuitos durante períodos de chuva.
A Coelba alerta que o chamado “Gatonet” — sistema de TV e internet por meio de conexões ilegais — é um dos principais responsáveis pelos emaranhados de fios que poluem visualmente as cidades e comprometem a segurança elétrica. Por não seguirem normas técnicas, essas instalações acabam deixando fios soltos e expostos, oferecendo perigo à população.
A empresa orienta que os consumidores contratem apenas prestadoras de serviço regularizadas, que possuem autorização para compartilhar os postes de energia e seguem critérios técnicos de segurança.
A Operação Gatonet vem sendo realizada de forma contínua em diferentes regiões da capital baiana e já retirou toneladas de materiais irregulares das redes elétricas.