25 de maio de 2025 - 8:59 AM

Oposição questiona Rui Costa sobre agendas de Janja em viagens à Rússia e China

 Oposição questiona Rui Costa sobre agendas de Janja em viagens à Rússia e China
#Compartilhe

Parlamentares da oposição no Congresso Nacional apresentaram nos últimos dias, requerimentos que miram as viagens da primeira-dama Janja da Silva à Rússia e à China. Os documentos questionam as despesas dos deslocamentos, a ida antecipada ao país russo e as declarações da primeira-dama sobre o Tik Tok durante um jantar com o presidente chinês Xi Jinping.

As críticas se intensificaram após a chegada antecipada de Janja a Moscou, cinco dias antes da comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A oposição cobra transparência sobre os custos da viagem, o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e o papel da primeira-dama nas agendas diplomáticas.

Na Câmara dos Deputados, ao menos dez requerimentos foram protocolados, a maioria deles direcionados a Rui Costa (PT). Também foram encaminhadas solicitações ao ministro da Defesa, José Múcio, e ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) exige que Rui Costa esclareça por que Janja chegou à Rússia antes da delegação oficial. Já o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) quer a convocação do ministro do GSI, Marcos Amaro, para falar sobre o uso de “aeronave de grande porte” no deslocamento da primeira-dama.

Em Moscou, Janja participou de eventos com autoridades internacionais e visitou pontos históricos, como o Kremlin e o Teatro Bolshoi. Na China, ela também integrou a comitiva em encontros com autoridades locais, incluindo um jantar com o presidente Xi Jinping, onde teria comentado sobre a regulação do TikTok. O vazamento desta informação irritou o presidente Lula (PT), que em entrevista assumiu que teria comentado com o presidente chinês sobre o aplicativo.