10 de janeiro de 2026 - 8:57

Pelourinho celebra Dia Nacional do Forró com shows gratuitos e programação cultural diversa

 Pelourinho celebra Dia Nacional do Forró com shows gratuitos e programação cultural diversa
#Compartilhe

O Pelourinho entra no clima do forró e da cultura nordestina com uma programação especial em celebração ao Dia Nacional do Forró . Ao longo da semana, o Centro Histórico de Salvador recebe shows gratuitos, encontros musicais, aulas coletivas e eventos culturais que reforçam a tradição popular e a diversidade artística da capital baiana.

No sábado (13), um dos destaques é o show de Jeanne Lima, que se apresenta às 19h, no Largo Quincas Berro d’Água, ao lado dos convidados Luana Ingy e Forró do Tico, em mais uma edição do projeto dedicado ao Dia Nacional do Forró. No mesmo dia, às 20h, o cantor e compositor Dão Black comanda o Baile Noite Preta, no Largo Pedro Archanjo, reunindo ritmos afro-brasileiros, samba, soul, funk e rock. O evento contará com a participação especial do Ilê Aiyê, símbolo da cultura negra no Brasil.

Ainda no sábado, o Largo Tereza Batista recebe o Grupo Bambeia, dentro da programação da 9ª edição da Feijoada da Ginga, enquanto a Praça das Artes será palco do show do Teatro Mágico, que retorna a Salvador com uma apresentação que mistura música, poesia e performances cênicas.

A programação segue no domingo (14) com atividades voltadas ao bem-estar e à música. Pela manhã, o Largo Tereza Batista recebe a Zumba Concert, celebrando 11 anos do projeto com Bapuru e convidados. À tarde, o Largo Pedro Archanjo terá apresentação do Grupo Aro Sete, e o Largo Quincas Berro d’Água recebe o projeto Samba do VP no Pelô, com Vitor Paulo e convidados.

As ações continuam na próxima semana, com aulas abertas de dança, lançamentos culturais e atividades voltadas à juventude negra, distribuídas entre os largos Tereza Batista e Quincas Berro d’Água, reforçando o Pelourinho como espaço vivo de cultura, encontro e celebração popular.