Pix Automático começa a funcionar nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (16), clientes de qualquer banco no Brasil passam a contar com o Pix Automático, nova funcionalidade que promete facilitar pagamentos recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, serviços de streaming e outras assinaturas.
Com o lançamento, o Banco Central espera que a ferramenta substitua gradualmente o débito automático e os tradicionais boletos bancários, oferecendo um processo mais simples e seguro. O cliente precisará autorizar o pagamento apenas uma vez, estabelecendo as condições da cobrança, como valor máximo permitido e uso ou não de limite de crédito.
Como vai funcionar o Pix Automático?
Empresas de qualquer setor poderão adotar o Pix Automático como forma de cobrança. Já os consumidores terão a opção de pré-autorizar pagamentos periódicos, com o controle total sobre as regras e limites.
O processo será assim:
- Antes do vencimento, a empresa envia uma solicitação de cobrança ao banco do cliente;
- O banco agenda o pagamento e notifica o cliente, que poderá acompanhar tudo pelo aplicativo;
- No dia programado, o valor é debitado automaticamente, respeitando as condições pré-estabelecidas.
Segundo o Banco Central, a segurança segue como um dos pilares do sistema Pix. Todas as etapas do Pix Automático foram projetadas com altos padrões de proteção de dados e autenticação do usuário.