26 de dezembro de 2024 - 10:00 PM

Prefeitura de Salvador apresenta Masterplan do Carnaval para órgãos de segurança do estado

 Prefeitura de Salvador apresenta Masterplan do Carnaval para órgãos de segurança do estado
O Carnaval de Salvador é conhecido como a maior festa popular do planeta por conta da quantidade de foliões que se espalham pelos circuitos da festa, pela quantidade de dias de realização, por diversas horas de música e equipamentos musicais simultâneos em ação a cada dia de folia.  E para tornar o processo de execução do evento ainda mais eficiente, a Empresa Salvador Turismo (Saltur), autarquia da Prefeitura de Salvador que organiza a folia momesca, criou o Masterplan do Carnaval 2025 e o apresentou nesta sexta-feira (13) aos órgãos de segurança pública do estado. “É imprescindível contar com os órgãos de segurança pública, verdadeiros parceiros do Carnaval. Trouxemos para essa reunião os detalhes do planejamento e estratégias para fazer a maior festa de rua do planeta. Com esse documento apresentado hoje, a gente reforça o compromisso que alia tradição, inovação e excelência em serviços públicos para grandes eventos , destacando ainda mais Salvador no cenário global”, conta o presidente da Saltur, Isaac Edington. O Masterplan do Carnaval traz as diretrizes que norteiam a gestão do evento, abrangendo aspectos relacionados a toda a infraestrutura, logística, segurança, trânsito, postos operacionais , fiscalização, saúde, tecnologia, entre outros. Elaborado em formato digital, o projeto traz algumas inovações, como as poligonais de todos os circuitos oficiais e também dos bairros que contam com palco durante o Carnaval. Além de todas as estruturas georreferenciadas, zonas de manobras para os trios, viadutos, licenciamento das estruturas em tempo real, rotas de fuga de pedestres, rotas de fuga de ambulâncias, mobilidade do tráfego e os pontos de câmeras de segurança que atuarão em tempo real. “Temos uma complexa estrutura organizacional, que envolve diversas secretarias da prefeitura, órgãos estaduais, patrocinadores, artistas e grupos empresariais privados. A produção do carnaval demanda um planejamento estratégico e tático, com um alto nível de sofisticação e detalhamento. O desafio foi criar um sistema de articulação, que integrasse todos os órgãos operacionais do carnaval, além de atender as expectativas do trade turístico e dos foliões”, contou o Diretor de Eventos da Saltur, Márcio Sampaio.


Foto: Divulgação