Procon alerta consumidores para possíveis golpes na internet
O comércio eletrônico já vinha crescendo no Brasil, mas por conta da pandemia mundial do novo coronavírus esse mercado teve um aumento significativo na busca por produtos e serviços em sites de compras. Assim, mesmo com as vantagens da compra online, existem muitos sites que estão no ar com o objetivo de aplicar golpes em consumidores, principalmente aqueles que não têm muita experiência nessa modalidade de compras.
De acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) alerta e orienta os consumidores baianos que precisam comprar online para que não caiam em golpes.
“Sempre prefira os sites oficias; pegue dicas com parentes e amigos que já tem costume de fazer compras on-line, mantenha atualizado o antivírus dos computadores e celulares, e principalmente, muito cuidado quando fornecer seus dados pessoais ou seus dados bancários. O cuidado deve ser redobrado com aquela venda que parece ser uma vantagem enorme, ou uma condição imperdível”, explicou Felipe Vieira, superintendente do Procon-BA.
Segundo a Secom, o Procon recomenda que o consumidor verifique se o site que está ofertando o produto possui um endereço comercial físico e anote telefones. A empresa deve ter um CNPJ.
Em caso de dúvida, o comprador pode acionar o Procon-BA por meio dos canais oficiais: www.consumidor.gov.br, através do Aplicativo PROCON BA MOBILE, ou por E-mail: denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br POR ATARDE