7 de janeiro de 2026 - 3:36

No Banner to display

No Banner to display

PT decide recorrer ao STF para impedir realização da Copa América no Brasil

 PT decide recorrer ao STF para impedir realização da Copa América no Brasil
#Compartilhe

Após a Confederação Sul-Americana de Futebol anunciar, nesta segunda-feira (31), que o Brasil será sede da Copa América de futebol, o Partido dos Trabalhadores decidiu que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar a realização da competição no país. A decisão foi comunicada pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP).

Até então, a maior justificativa para se opor à realização do evento no Brasil é a situação da pandemia da Covid-19, que segue com números altos. A Colômbia e a Argentina sediariam a competição prevista para iniciar no dia 13 de junho.

Na Argentina, o aumento do número de casos da doença foi o principal motivo para suspensão do torneio no país. Já a Colômbia, além da alta nos índices da doença, passa ainda um período de manifestação popular contra a situação atual do país.

“Conversei com a presidenta @gleisi e o PT ingressará no STF contra mais esse absurdo do governo Bolsonaro que busca realizar a Copa da Morte no Brasil”, informou Padilha.

Através do Twitter, o deputado federal afirmou ainda que já encaminhou um ofício ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pedindo para que a gestão estadual não permita a realização da Copa América no estado.

“Acabei de encaminhar um ofício para o governador de São Paulo, João Doria, para que proíba a realização da Copa América de futebol em São Paulo”, relatou na rede social.

O estádio Mané Garrincha, em Brasília, já é um dos locais para sediar os jogos da competição. A Arena das Dunas, em Natal, e a Arena Pernambuco, na região metropolitana do Recife, também vêm sendo estudadas como locais para receber a disputa. Contudo, os governos estaduais de ambos estados já se posicionaram contra a realização o evento.

A Conmebol pensa ainda em realizar a final do evento no Maracanã, no Rio de Janeiro, com presença de público, como ocorreu na Copa Libertadores entre Palmeiras e Santos, em janeiro deste ano.