Travessia Petrobahia Itaparica-Salvador promete fechar o ano de competições com grandes emoções
A Travessia Petrobahia Itaparica-Salvador 2023 acontece neste fim de semana, sábado (16) e domingo (17), na praia do Porto da Barra, com fortes promessas de emoções para o público e para os 500 atletas que irão disputar os dois dias de provas.
Com a novidade de sua realização ser feita em dois dias esse ano, o evento começa no sábado com as provas nas categorias Mirim e Petiz, 250 metros e 500 m, para crianças de 7 a 12 anos, e a prova Sprint de 1,5 km, saindo do Yacht Clube da Bahia em direção ao Porto da Barra, para todas as idades.
No mesmo dia o evento apresenta outra grande novidade: A Meia TIS. Com largada de dentro do mar, na altura do Porto de Salvador e chegada no Porto da Barra, o percurso de seis quilômetros é a metade do trajeto de quem vai fazer a travessia no domingo, dia 17. A Meia TIS vai ser disputada pela primeira vez e reunirá 120 atletas, do total de 300 atletas que estarão presentes no sábado.
Já no domingo, 180 atletas classificados disputarão a famosa travessia. Os nadadores irão cruzar a Baía de Todos os Santos no trajeto que sai da Praia de Búzios na gameleira até a chegada no Porto da Barra. A largada está prevista para 7h30 no masculino e 7h40 no feminino. A previsão de chegada dos primeiros colocados é aproximadamente entre 1h40 e 2h00.
Participarão das provas atletas de elite, competidores amadores, pessoas com deficiência, crianças e idosos. O evento também contará com a presença, além dos baianos, de atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais.
Entre os favoritos, no masculino, está Ronaldo Zambrano, atleta venezuelano que nada pelo Yacht Clube da Bahia e é o atual campeão baiano e brasileiro de águas abertas. O atleta, que teve um ano de competições espetacular, também foi campeão brasileiro na prova de 800 m livres.
Podem surpreender ainda os jovens talentos, Luiz Henrique Camargo, o vice-campeão baiano, Marcus Vinícios do Carmo e Eduardo Mustafá. Uma das promessas é Arthur Passos Brito, vencedor da prova do Oceanman 2023, que também venceu Zambrano em uma das provas finais do campeonato baiano. Na categoria máster, nomes como Yuri Dahia e Gustavo Almeida disputarão braçada a braçada o título de melhor atleta máster.
Já no feminino, a disputa é acirrada entre as atletas Lizian Simões Sobral, campeã sul-americana de águas abertas na categoria juvenil, e Vitória Beatriz Rosário, atleta da Seleção Brasileira de base. Também entra na briga a campeã brasileira de natação na categoria infantil, Luísa Sugimoto, Claudine Tekes, Maria Paula Esper e a veterana Sinara Pasos, atleta master com muita bagagem, que tem chances de figurar entre as primeiras colocadas.
A prova terá premiação em dinheiro, um montante de 36 mil reais, a ser distribuído entre os campeões, inclusive para a categoria master, em que os três primeiros colocados, no geral master, também participarão da premiação com bonificações em dinheiro.
Prêmio para último colocado:
Uma das tradições da competição é a premiação em dinheiro, no valor de R$ 1.000,00, para o último atleta a completar a prova. O prêmio é um oferecimento do Sr. Burity, um incentivador dos esportes aquáticos que ano após ano ajuda a estimular o esporte na Bahia.
“A gente tá valorizando todas as categorias, mas em especial a master. Afinal de contas, hoje é a nossa maior categoria. Cada um com sua história e momento, a gente fica muito feliz em tê-los participando”, afirmou Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).
A travessia Petrobahia e Itaparica-Salvador contará com uma arena no Porto da Barra na chegada e uma grande estrutura também na largada, na Ilha de Vera Cruz. Além de brindes e ativações de marcas, os atletas vão ter uma experiência diferente de tudo que já vivenciaram em águas abertas na Bahia.
“Estamos preparando uma grande festa. Temos o apoio da prefeitura, da Petrobahia, do Yacht Clube da Bahia e de uma série de parceiros que vão dar ao atleta uma experiência para lá de especial”, disse Beto Porciuncula, coordenador da prova.
A prova, que será transmitida pelo portal Globo Esporte Bahia, é realizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Yacht Clube da Bahia (YCB), Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Prefeitura Municipal. Com Patrocínio da Petrobahia, Speedo e Shopping da Bahia. Além do Apoio da Oliverde, Supercofee, Tia Sonia, Avatim, Farmô e Instituto Vinicius Magalhães; e apoio Institucional da Prefeitura de Vera Cruz. Tendo como parceiro de mídia a TV Bahia.
180 classificados
A prova Travessia Petrobahia Itaparica-Salvador é uma prova que exige classificação dos seus atletas, que alcançam pontuações dentro do Campeonato Baiano de Águas Abertas. O Baianão tem 10 etapas ao longo do ano, em que os atletas precisam fazer no mínimo cinco etapas. Cada categoria tem uma quantidade limite de vagas e a disputa é sempre muito acirrada para garantir uma das cobiçadas vagas na competição.
“A gente sempre tem o maior cuidado na hora de ampliar as vagas porque é uma prova difícil de se realizar, com um contingente muito alto de atletas. A gente tem um campeonato baiano que serve como filtro e é muito bacana ver a disputa ao longo do ano, em que cada atleta se supera para garantir sua vaga e conseguir realizar esse sonho que é atravessar a Baía de Todos os Santos. São 180 atletas, 180 histórias de superação para a gente contar”, finaliza Diego Albuquerque, presidente da FBDA.