Vacina da dengue pode ser aprovada até o fim de 2025, diz ministro da Saúde

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan segue em processo de avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a expectativa é de que o imunizante esteja disponível para uso em um amplo programa de vacinação já no início de 2026.
Durante entrevista concedida nesta terça-feira (25) ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Padilha destacou que o Instituto Butantan está respondendo aos questionamentos da Anvisa e que a análise deve ser concluída até o final de 2025. “Estamos trabalhando firme para garantir a aprovação e o registro da vacina”, afirmou.
Apesar da redução de mais de 70% nos casos de dengue e mais de 80% nas mortes em 2025, o ministro alertou para o aumento da circulação do vírus no estado de São Paulo, que concentrou a maior parte dos casos e óbitos no país.
Padilha também reforçou a importância das ações preventivas nos meses que antecedem o novo período de transmissão, previsto para começar em janeiro de 2026, com pico entre março e junho.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.