6 de janeiro de 2026 - 5:42

No Banner to display

No Banner to display

Rui vai acionar STF após Bahia deixar de receber 900 mil doses de vacinas

 Rui vai acionar STF após Bahia deixar de receber 900 mil doses de vacinas
#Compartilhe

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir que o estado receba a quantidade de doses proporcionais à sua população, conforme indicam as determinações do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo Rui, a Bahia recebeu 900 mil doses a menos.

“Pedi à Procuradoria Geral do Estado para que prepare uma ação para ingressar essa semana no STF, pedindo que haja decisão judicial no sentido de obrigar o Ministério da Saúde a cessar com essa discriminação contra os baianos e enviar as doses que estão faltando, para que a gente possa acelerar a vacinação”, disse em entrevista à Rádio Metrópole.

O governador também informou que enviou ao governo federal várias correspondências, sendo a última no dia 13 de agosto, cobrando a reparação. Segundo Rui Costa, outros estados do Nordeste também foram alvo da “perseguição”.

“O correto é o padrão do SUS. Vacina deve ser distribuída proporcionalmente à população dos municípios e de cada estado. Nós temos 15 milhões de baianos. Quando você faz esse cálculo, o próprio Ministério da Saúde reconhece que a Bahia recebeu 900 mil doses a menos do que deveria ter recebido, pelo tamanho de sua população”, explicou o governador.

Ele também voltou a criticar o governo de Jair Bolsonaro, que segundo Rui não ajuda desde o início da pandemia.

“Eu diria que foi o grande problema de toda a pandemia. Não é à toa que o Brasil está entre os dois ou três países do mundo com maior número de mortes. Estamos caminhando para chegar ao número absurdo de 600 mil mortes no país e isso se deve a esse comportamento insensível, desumano, na condução da pandemia”, afirmou Rui.

“A política deveria ser um lugar exclusivamente de quem gosta de cuidar de gente. Infelizmente, tudo o que esse governo federal não tem é sentimento de afeto, de gostar das pessoas. O que eles pregam é ódio, mentira, calúnia, violência. Tudo o que vai na contramão no sentido da humanidade”, completou.