Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão na Ucrânia
Assim como os demais países, o Governo brasileiro estuda implementar um plano de evacuação, que aconteceria por meios terrestres
Apesar do presidente Jair Bolsonaro afirmar que está totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia, o secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, disse que o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão país.
De acordo com o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros residem na Ucrânia, além daqueles que estão por lá temporariamente. “Sobre a existência de plano de resgate, não há plano de resgate, não há da parte do Brasil e de qualquer outro país”, afirmou o embaixador, enquanto explicava que a evacuação depende de alguns critérios como a segurança do trajeto, a disponibilidade de meios e a possibilidade de que as pessoas possam chegar aos pontos de encontro.
Para que todos fiquem cientes, quando o plano estiver em vigor, o embaixador informa: “o local e o momento em que os brasileiros serão chamados a se concentrar, para fins de evacuação, serão amplamente difundidos pela embaixada, por meio de seus canais de comunicação com a comunidade brasileira. É, portanto, muito importante que todos se cadastrem”.