4 de maio de 2024 - 6:33 PM

Eduardo Cunha é condenado a mais 15 anos de prisão e tem Porsche confiscado

 Eduardo Cunha é condenado a mais 15 anos de prisão e tem Porsche confiscado

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha foi condenado nesta quarta-feira a uma nova sentença de 15 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na sentença, o juiz Luiz Antônio Bonat, da 13 Vara Federal do Paraná, responsável pela Operação Lava-Jato, também determinou o confisco de quatro veículos pertencentes a empresas do deputado cassado, entre eles um Porsche Cayenne S, por suspeitas de que tenham sido adquiridos com dinheiro de origem ilícita.

O processo que levou à condenação começou a tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015 porque na época Cunha possuia foro privilegiado por ser deputado. A ação trata da combrança de propina para a compra de dois návios-sondas pela Petrobras de um estaleiro sul-coreano.

O ex-presidente da Câmara está em prisão domiciliar desde março por causa do novo coronavírus. Ele possui outras duas condenações, uma a 24 anos e 10 meses de reclusão da 10ª Vara Federal de Brasília, e outra do Paraná a 14 anos e seis meses de prisão.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal na ação que resultou na condenação desta quarta-feira, os pagamentos da propina foram feitos para offshores e, em seguida, repassados a Cunha, entre outras formas, por meio de doações simuladas para Igreja Evangélica Assembleia de Deus e da locação de jatos executivos para o então parlamentar e pessoas próximas.

[O Globo]