6 de maio de 2024 - 6:46 PM

Primeira Mostra de Turismo Rural acontece em Salvador e atrai público saudoso das festas juninas e da vida no campo

 Primeira Mostra de Turismo Rural acontece em Salvador e atrai público saudoso das festas juninas e da vida no campo

A argentina, Alessandra Onze, ouviu o som de um trio de forró nordestino e foi conferir de perto a primeira Mostra de Turismo Rural da Bahia. A exposição, que acontece desta sexta-feira (27), até domingo (29), na Praça Dorival Caymmi, no 2° piso do Shopping da Bahia, é uma iniciativa que integra as ações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O objetivo do evento é impulsionar o turismo rural, com experiências da vida no campo, por meio de uma parceria entre a pasta com hotéis-fazenda de diversos municípios baianos.

A exposição é também uma oportunidade de resgatar a tradição das festas juninas, que acontecem no próximo mês em cidades do interior, fomentando o turismo rural em 2022. Os festejos para Santo Antônio, São João e São Pedro são muito esperados pelos baianos e nordestinos, principalmente, depois de dois anos de interrupção das festas, em decorrência da pandemia. “O turismo rural também nos ajuda a criar um fluxo interno de turistas no estado, que tem uma demanda muito grande no pós-pandemia, quando já podemos nos deslocar e usufruir de atividades em contato com a natureza, além da troca de experiências com outra cultura”, explica o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.

O Bacelar destacou ainda a relevância da ação de promoção ao turismo rural para o incremento das economias locais, na geração de emprego e renda nesses municípios. A estimativa da Setur-BA é que a tradicional festa junina gere um incremento de R$1,3 bilhão, na receita do Estado, a partir da circulação de mais de 1,5 milhão de pessoas, durante os festejos, que acontecem nos 417 municípios baianos.