12 de dezembro de 2024 - 8:09 AM

Yacht Clube da Bahia conquista 31 prêmios de Melhores do Ano de 2023 na modalidade VA’A

 Yacht Clube da Bahia conquista 31 prêmios de Melhores do Ano de 2023 na modalidade VA’A

O Yacht Clube da Bahia (YCB) conquistou 31 prêmios, abrangendo categorias individuais, coletivas e por clubes, na premiação dos ‘Melhores do Ano’, organizada pela Federação de Canoagem Polinésia VA’A da Bahia (FEVAABA). O evento ocorreu na noite do último sábado (13), no Museu Náutico da Bahia, localizado no Farol da Barra, em Salvador. 

Foram homenageados os principais atletas e clubes da temporada 2023, incluindo a equipe de canoagem do YCB. Além dos representantes do Yacht Clube Bahia, a própria instituição, que tem sua sede na Barra, recebeu prêmios entre os Fomentadores do Esporte, Clube, OC6 50+ Feminino, OC6 Open Feminino e OC6 Open Masculino. 

Na categoria V2R 50+, os premiados com ouro foram: Rosvaldo Júnior e Ivan Pedro, que também receberam honrarias individuais na categoria. Na versão 40+ masculina, destaque para Clóvis Nunes e Luciano Carvalho, que levaram o ouro. Ao lado de Erico Viera, Luciano Carvalho também ganhou sua medalha de ouro no individual. 

Na Open da V2R, a dupla Maurício Oliveira e Douglas Filipe ficou com o bronze pelos resultados de 2023. Na 60+ feminina, as vencedoras do Melhores do Ano foram: Rosário Calmon e Regina Valente. Na V2R 50+ feminina, Helena Athayde e Manuela Gonzalez. 

Na V2R 40+, as melhores do ano foram Ana Berenguer e Carita Souza. Na versão Open da V2R, Vanessa Castro e Bárbara Brazil ficaram com o primeiro lugar e Renata Bandeira e Josele Oliveira, em terceiro. Na VIR 60+, o grande nome baiano foi Rosário Calmon. E na VIR 50+, Manuela Gonzalez, a campeã e Renata Bandeira, com a prata, foram os grandes nomes do ano passado. Na VIR 40+, Carita Souza e Ana Berenguer ficaram em segundo e terceiro lugares. 

Campeã baiana na V1R Open de 2023, Vanessa Castro destacou a força da equipe e a rotina de treinos no YCB para todos os atletas, comandados por Danilo Guimarães, coordenador da modalidade e Bárbara Brazil, consultora técnica da equipe. 

”O ano de 2023 foi muito bom para mim em termos de desenvolvimento e crescimento no VA’A. Sou uma atleta que iniciei com o SUP, eu só competia praticamente nesta categoria até 2019. Fui migrando gradativamente para o VA’A, e em 2017, pela primeira vez, competi de OC6 para Morro de São Paulo, prova apaixonante, de 64 km, que já fiz 6 vezes (individual e por equipe), sendo também bicampeã na V1R nesta prova”. 

Como citado por Vanessa Castro, o Desafio de canoagem Salvador – Morro de São Paulo é um dos destaques do calendário nacional e baiano da modalidade. Nos últimos anos teve mais de 170 atletas na prova aberta às canoas polinésias VA’A e os caiaques oceânicos com largada no Yacht Clube da Bahia. 

”Quando o Yacht se propõe a trabalhar e a desenvolver uma modalidade esportiva, realiza isto com muita seriedade, planejamento e uma estrutura robusta. A estrutura facilita o desenvolvimento dos atletas e o espírito de união, o que resulta nos resultados que estão sendo alcançados, cada dia melhores”, disse Vanessa Castro. 

A FEVAABA é responsável por promover o Campeonato Baiano de VA’A, única competição oficial do VA’A no Estado da Bahia. VA’A é uma palavra que significa “canoa” em havaiano. No contexto esportivo, especialmente no Brasil, o termo refere-se à prática de canoagem polinésia ou outrigger, que envolve o uso de canoas com flutuadores laterais (ou “ama”), proporcionando estabilidade à embarcação. 

Foto: Yacht Clube da Bahia