25 de julho de 2026

Psol lança Ronaldo Mansur como candidato ao governo da Bahia

 Psol lança Ronaldo Mansur como candidato ao governo da Bahia

Foto: Alan Oliveira / G1

#Compartilhe

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) confirmou a candidatura de Ronaldo Mansur ao governo da Bahia. A decisão foi tomada durante convenção realizada nesta sexta-feira (24), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador.

Ronaldo Mansur é técnico em meio ambiente e estudante de Direito. Atualmente, ocupa o cargo de presidente estadual do Psol.

Essa foi a segunda convenção partidária do estado. Outras candidaturas foram aprovadas no evento. Entre elas, estão:

  • Meire Reis (Psol) para vice-governadora;
  • Delliana Ricelli (Psol) e Marcelo Carvalho (Rede Sustentabilidade) para Senado.

“Nós estamos hoje apresentando uma chapa de professores, uma chapa de onde nós temos um companheiro fundador do Psol, com muitas caminhadas, muitas histórias para contar e vitórias. Uma dessas vitórias é esse Psol que hoje se faz presente, apresentando uma candidatura”.

Batizada de “Psol-Rede”, a federação da chapa majoritária é formada pelo Psol e pela a Rede Sustentabilidade. Não foi formada coligação com outros partidos.

Calendário de convenções

As convenções são os eventos em que os filiados dos partidos se reúnem para escolher os candidatos nas eleições. A data limite é 5 de agosto.

Na sequência, os nomes devem ser registrados no Tribunal Superior (TSE) até o dia 15 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia seguinte.

Nas eleições deste ano, em 4º de outubro, os brasileiros vão votar para:

  • presidente;
  • governador;
  • Senado (duas vagas por estado);
  • deputado federal;
  • deputado estadual;

Fonte: G1