Buscas por helicóptero com cantor Rick ganham reforço na Serra Catarinense
Foto: Reprodução / Instagram
Por Diário do Baiano
Operação avançou durante a madrugada desta terça-feira com equipes terrestres e drone térmico; aeronave e ocupantes ainda não haviam sido localizados até a última atualização
As buscas pelo helicóptero que transportava o cantor Rick, da dupla Rick & Renner, foram reforçadas na madrugada desta terça-feira (22), na Serra Catarinense. A aeronave permanece desaparecida desde a tarde de segunda-feira (21), após decolar de Porto Belo com destino à região de São Joaquim, em Santa Catarina.
Durante a madrugada, a operação avançou em três frentes na região de Urubici, com participação de forças de segurança, Defesa Civil e utilização de drone térmico. Uma nova equipe estava prevista para ampliar a área de buscas a partir das 6h.
O helicóptero é um Bell 430, matrícula PP-MGR. Além de Rick, estavam a bordo o empresário Bruno Avelar, o videomaker Paulo Soares e o piloto. Até o fechamento desta matéria, não havia confirmação oficial de localização da aeronave ou dos ocupantes.
Operação avançou durante a madrugada
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina concentrou parte dos trabalhos em uma área de mata relacionada às últimas informações disponíveis sobre o trajeto. Durante a operação, as equipes passaram a trabalhar também com dados de sinal de celular de um dos ocupantes.
Dois pontos separados por aproximadamente 30 quilômetros chegaram a orientar as buscas. As equipes enfrentaram dificuldades de acesso provocadas pelo relevo, árvores caídas e trechos afetados pelas fortes chuvas registradas na região.
Na madrugada, o prefeito de Urubici informou que a operação trabalhava em três frentes e que uma equipe de inteligência se deslocava para uma área de onde seria empregado um drone com câmera térmica. Voos de drones particulares na região foram restringidos para evitar interferências no trabalho das equipes.
Para esta terça-feira, o Corpo de Bombeiros programou reforço com militares das regiões de Lages e Curitibanos, além de cão de busca e equipamento aéreo com câmera infravermelha. A área de procura inclui trechos de terreno montanhoso entre Urubici e São Joaquim.
FAB participa das buscas
A Força Aérea Brasileira foi acionada após a aeronave não chegar ao destino previsto. O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba, o Salvaero Curitiba, coordena as ações da FAB e delimitou áreas consideradas prioritárias para a procura.
Na segunda-feira, foram empregados um helicóptero H-60 Black Hawk e uma aeronave SC-105 Amazonas, especializados em missões de busca e salvamento.
As condições meteorológicas dificultaram a operação desde o início. A Serra Catarinense registrou chuva forte, baixa visibilidade e temporais durante a segunda-feira. A previsão indicava melhora gradual do tempo ao longo desta terça-feira com o afastamento da frente fria, condição que pode favorecer a ampliação dos trabalhos.
O último contato conhecido com o helicóptero ocorreu por volta das 16h de segunda-feira, segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros. Desde então, as equipes trabalham para localizar a aeronave e seus ocupantes.
Até a última atualização consultada pelo Diário do Baiano, o caso permanecia sendo tratado como desaparecimento, sem confirmação oficial sobre acidente ou sobre as condições dos ocupantes.

Enem 2026 oferece consulta gratuita por telefone para localizar salas de prova
Reviravolta judicial mantém três plataformas de apostas proibidas no Brasil
Busca por adolescente desaparecido termina em tragédia em SC
Empresas passam a ter prazo para atender clientes e facilitar cancelamentos
Tempestade deixa cidade do Paraná devastada e mantém região sob alerta
Vale-alimentação terá aceitação ampliada em nova etapa de mudanças