27 de abril de 2024 - 12:40 PM

Ciclovia de 320 quilômetros vai ligar Salvador a Aracaju pelo litoral

 Ciclovia de 320 quilômetros vai ligar Salvador a Aracaju pelo litoral

Viajar de bicicleta entre Salvador e Aracaju será possível com a construção de uma ciclovia litorânea, lançada oficialmente pela Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, nessa terça-feira (19).

Para a implantação da primeira grande ciclovia do Nordeste, está prevista a construção de 320 km de extensão, interligando as duas capitais, promovendo o desenvolvimento de novos atrativos turísticos por meio do incentivo ao ecoturismo. O trecho iria do Farol da Barra, orla de Salvador, à Praia dos Artistas, em Aracaju.

O projeto da ciclovia interestadual partiu do deputado federal baiano Arthur Maia (Cidadania), e conta com o apoio dos deputados federais de Sergipe Fábio Mitidieri, Fábio Henrique e Gustinho Ribeiro, que estiveram na reunião de lançamento, além dos deputados federais Laércio Oliveira e Fábio Reis, que não estiveram presentes, mas que já garantiram seus apoios.

Recentemente, Maia destinou à Codevasf o montante de R$ 1 milhão, fruto de emenda parlamentar, para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da obra. A ação conta com a parceria do Ministério do Turismo. O passo posterior será a elaboração do projeto executivo.