2 de maio de 2024 - 8:23 PM

Comércio: Fiscalização vistoria mais de mil estabelecimentos por dia

 Comércio: Fiscalização vistoria mais de mil estabelecimentos por dia

As operações para fiscalizar o funcionamento do comércio em Salvador na pandemia acontecem mesmo com as progressivas flexibilizações das atividades econômicas e fim de medidas restritivas regionalizadas em bairros. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), a média é de 1,2 mil a 1,5 mil estabelecimentos vistoriados diariamente, através da força-tarefa que conta com 120 agentes do órgão. As ações também têm apoio de fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Transalvador e policiais militares.
Os roteiros onde ocorrem as vistorias levam em conta o histórico de ocorrências das localidades e denúncias registradas pela população através do Disque Coronavírus 160. Desde o dia 24 de julho, quando teve início a retomada das atividades econômicas, culturais e religiosas, até ontem (30), a Sedur fez 36.085 vistorias, 254 interdições, sete cassações de alvará e 30 aglomerações dispersadas.
Dentre os setores que mais acumulam interdições estão bares (165 estabelecimentos fechados), seguido por barracas de lanches (13), lojas de rua com área acima de 200 m² (9), depósitos de bebidas (7), lojas dentro de shoppings (6), salões de beleza (6), mercados/supermercados (5), lanchonetes (5), entre outros comércios.

De: Prefeitura de Salvador