6 de maio de 2024 - 11:22 AM

IML aponta causas da morte de homem trancado em carro da PRF em Sergipe; população pede justiça em protesto

 IML aponta causas da morte de homem trancado em carro da PRF em Sergipe; população pede justiça em protesto
O Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe divulgou as causas da morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, ocorrida durante abordagem de policiais rodoviários federais, no município de Umbaúba. Segundo o IML, ele foi foi vítima de asfixia mecânica e insuficiência respiratória devido à atuação dos policiais. O homem estava em uma motocicleta quando foi parado, imobilizado e colocado no porta-malas de uma viatura com gás. O caso aconteceu na quarta-feira (25).

 

O caso ganhou repercussão nacional após uma série de vídeos serem viralizados nas redes sociais demonstrando suposta truculência na abordagem policial. Nas imagens, é possível ver Genivaldo imobilizado e sendo colocado no porta-malas da viatura. Além do momento em que um gás, não identificado pelo IML, é jogado no veículo onde o homem estava. O caso aconteceu no município de Umbaúba, Centro-sul de Sergipe. Ao ser encaminhado para a delegacia, os agentes perceberam que Genivaldo estava desacordado. A vítima foi levada para o Hospital José Nailson Moura, onde foi constatada a morte.

Familiares da vítima registraram Boletim de Ocorrência na delegacia do município e alegaram que Genivaldo sofria de transtornos psicológicos. Por isso, durante a abordagem, os policiais encontraram cartelas de medicamentos nos bolsos do homem.