Lula mantém dianteira, mas distância para Flávio cai a seis pontos no Datafolha
Foto: Reprodução
Por Diário do Baiano
Presidente registra 39% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro chega a 33%; levantamento é o primeiro do instituto desde o início oficial da campanha
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida pela Presidência da República com 39% das intenções de voto, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 33%. Os números são da nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (21).
Na sequência aparecem Ronaldo Caiado (PSD), com 5%; Renan Santos (Missão), com 4%; Romeu Zema (Novo), com 3%; e Augusto Cury (Avante), com 2%. Samara Martins (UP), Rui Costa Pimenta (PCO), Veterinário Wilson Grassi (Democrata) e Edmilson Costa (PCB) registram 1% cada. Hertz Dias (PSTU) e Clariana Barão (DC) não pontuaram. Brancos e nulos representam 7%, enquanto 4% não souberam responder.
O levantamento anterior apontava Lula com 40% e Flávio Bolsonaro com 32%. A comparação direta, entretanto, exige cautela porque a relação de nomes apresentada aos entrevistados sofreu alterações entre as duas pesquisas.
Segundo turno também mostra vantagem de Lula
Em uma eventual disputa direta entre os dois primeiros colocados, Lula aparece com 47% e Flávio Bolsonaro, com 43%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, o cenário indica uma disputa mais apertada entre os candidatos.
Nas demais simulações de segundo turno divulgadas pelo Datafolha, Lula registra 47% contra 40% de Ronaldo Caiado e 48% diante de 38% de Romeu Zema.
A pesquisa espontânea, na qual os entrevistados não recebem previamente os nomes dos concorrentes, também coloca Lula na liderança. O presidente foi citado por 32%, enquanto Flávio Bolsonaro recebeu 19% das menções.
Pesquisa ouviu mais de 2 mil eleitores
O Datafolha ouviu 2.058 eleitores em 128 municípios. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre os dias 18 e 20 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-04496/2026, conforme exigido pelas regras para divulgação de pesquisas eleitorais.

ACM Neto declara apoio a Flávio Bolsonaro e anuncia mobilização de aliados na Bahia
Rui Costa lidera as urnas e Jaques Wagner garante segunda vaga da Bahia no Senado
Presidência da República será decidida entre Flávio Bolsonaro e Lula no segundo turno
Bahia confirma novo mandato de Jerônimo Rodrigues após vitória no primeiro turno
Resultados das eleições começam a ser divulgados a partir das 17h
Jerônimo e ACM Neto votam pela manhã e reforçam disputa pelo governo do estado