Relatos apontam cerca de 150 hóspedes com mal-estar em resort na Bahia
Foto: Divulgação
Por Diário do Baiano
Vigilância Sanitária realizou fiscalização e coletou amostras para análise; estabelecimento afirma que ainda não há comprovação de relação entre os sintomas e os alimentos servidos.
O número de hóspedes que relatam sintomas gastrointestinais durante uma estadia no Porto Seguro Praia Resort, no extremo sul da Bahia, aumentou nas últimas horas e já estaria próximo de 150 pessoas. A estimativa foi relatada por hóspedes nesta sexta-feira (18), mas ainda não foi confirmada oficialmente pelo resort nem pelas autoridades sanitárias.
As primeiras queixas teriam começado na quarta-feira (16). Entre os sintomas relatados estão vômitos, cólicas abdominais e mal-estar. Durante a madrugada de quinta-feira (17), mais hóspedes procuraram a recepção do estabelecimento em busca de orientações.
A estimativa mais recente partiu de informações compartilhadas entre hóspedes na recepção. Um policial militar de Minas Gerais, que está no resort com a família, afirmou que as reclamações já ultrapassavam o grupo de aproximadamente 60 pessoas com o qual havia viajado.
Família precisou procurar atendimento
Na manhã desta sexta-feira, cinco pessoas de uma mesma família foram encaminhadas a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Seguro, segundo relato de um dos hóspedes. Entre elas estavam duas crianças pequenas que apresentavam episódios de vômito. O transporte até a unidade de saúde foi custeado pelo estabelecimento.
Hóspedes associaram inicialmente os sintomas às refeições realizadas no resort. No entanto, há relatos de pessoas que apresentaram mal-estar mesmo sem terem participado de determinadas refeições apontadas por outros clientes como possíveis momentos de origem dos casos.
Por isso, não existe até agora comprovação de intoxicação alimentar nem confirmação de que algum alimento servido pelo resort tenha provocado os sintomas.
Vigilância Sanitária coleta amostras
A Vigilância Sanitária esteve no empreendimento, realizou procedimentos de fiscalização e coletou amostras para análise. Os resultados técnicos ainda são aguardados e deverão ajudar a esclarecer a origem dos sintomas apresentados pelos hóspedes.
Em posicionamento divulgado à imprensa, o Porto Seguro Praia Resort afirmou que um “pequeno grupo de hóspedes” apresentou sintomas gastrointestinais e declarou que, neste momento, não é possível estabelecer a causa nem relacionar os casos ao consumo de alimentos no estabelecimento.
O resort informou ainda que mantém protocolos permanentes de segurança alimentar, com acompanhamento de equipe de nutrição e procedimentos de seleção, armazenamento, preparo e serviço dos alimentos. Segundo o empreendimento, medidas adicionais de verificação e prevenção foram adotadas enquanto são aguardados os resultados das análises.
O estabelecimento também afirma que vem prestando assistência aos hóspedes. Alguns clientes, porém, relataram à imprensa dificuldades no atendimento durante os primeiros episódios de mal-estar.

Sobe para quatro número de mortos em ataque que atingiu família no interior da Bahia
Feirão reúne mais de 5 mil opções para compra da casa própria em Salvador e RMS
Acordo de R$ 193 milhões encerra disputa trabalhista envolvendo Petrobras na Bahia
Quatro pessoas morrem em acidente no interior da Bahia; ex-vereador está entre as vítimas
Trabalhadores dos Correios cruzam os braços em disputa por plano de saúde
Três ocupantes de carro morrem em colisão frontal com carreta no oeste da Bahia