Vereador na BA compara esposa de prefeito a cadela durante sessão em Câmara: ‘fiquei perplexa’
Por G1 Bahia
Um vereador da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, comparou a esposa do prefeito a uma cadela. O comentário foi feito durante uma sessão na Câmara de Vereadores na terça-feira (20).
A mulher citada no comentário é Andrea Castro, esposa do prefeito Augusto Castro. Em entrevista ao g1, ela sinalizou que formalizará uma queixa na Delegacia da Mulher de Itabuna (Deam) na quinta-feira (22). Além disso, foi solicitado que a Câmara de Vereadores leve o caso para um comitê de ética.
A “Lassie” que o vereador se refere é a cadela do filme homônimo, lançado na década de 1940. Na fala, o político discorreu sobre o fato da primeira-dama da cidade, Andrea Castro, não ter concorrido ao cargo de deputada estadual no ano passado. O “Pitbull” seria o marido dela, o prefeito Augusto Castro, que teria esse apelido na cidade.
Comunicados nas redes sociaisApós a repercussão da declaração, o prefeito e a primeira-dama publicaram uma nota de repúdio em uma rede social nesta quarta-feira (21). Eles classificaram o episódio como ato de misoginia.”É inadmissível que um agente político, legítimo representante da população, utilize o plenário da Câmara de Vereadores, para se referir de maneira ofensiva à Senhora Andrea Castro, desrespeitando-a como mulher, primeira-dama, advogada, mãe e esposa”, afirmaram.Eles ainda escreveram que esperam que a Câmara de Vereadores de Itabuna “tome as devidas providencias para repreender o comportamento” do representante.
O vereador Danilo Freitas também se pronunciou em uma rede social. Ele considerou a própria comparação como “lamentável” e pediu desculpas à primeira-dama e às mulheres que se ofenderam com a fala.”Infelizmente fiz uma alusão lamentável, utilizando o contexto em que o prefeito Augusto Castro compartilhou em suas redes sociais, um clipe com a música ‘Pitbull Enraivado’, no qual ele próprio se intitula um ‘Pitbull Enraivado’, disse.