25 de maio de 2025 - 8:44 AM

PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov.br

 PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov.br
#Compartilhe

A Policia Fereral deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Face Off para desarticular um grupo criminoso que fraudava contas digitais na plataforma Gov.br por meio da adulteração de imagens para burlar o sistema de autenticação biométrica facial.

Segundo a PF, os criminosos utilizavam técnicas sofisticadas de simulação de traços faciais para acessar indevidamente perfis de terceiros, assumindo o controle total de contas públicas e dados pessoais sensíveis vinculados ao portal do governo federal.

A ofensiva policial cumpriu cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Brasília.

Ainda conforme a corporação, os envolvidos responderão pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa. As investigações seguem em andamento para apurar a extensão dos prejuízos e identificar outras possíveis vítimas.