Ações contra violência à mulher terminam agosto com 156 prisões na Bahia
Foto: Divulgação/Polícia Civil da Bahia
Por Diário do Baiano
Balanço da Polícia Civil aponta ainda 31 mandados judiciais cumpridos e mais de 2,4 mil diligências realizadas em diferentes municípios do estado
A Polícia Civil da Bahia encerrou na segunda-feira (31) a quinta fase da Operação Mulheres Seguras com 156 prisões em flagrante realizadas durante o mês de agosto. A iniciativa, coordenada nacionalmente pelo Governo Federal, reuniu ações de enfrentamento à violência contra a mulher em diferentes municípios baianos.
As prisões em flagrante envolveram crimes como injúria, estupro, lesão corporal, violência psicológica e descumprimento de medidas protetivas de urgência. Além delas, as equipes cumpriram 31 mandados judiciais relacionados a esses tipos de ocorrência.
Ao longo do mês, foram realizadas 2.445 diligências. O balanço inclui 47 visitas preventivas, 1.885 atendimentos a vítimas e 513 acompanhamentos de medidas protetivas.
Prevenção também integrou as ações
Além da atuação policial, a operação promoveu 119 atividades educativas, presenciais e pelas redes sociais, destinadas a orientar a população sobre identificação, prevenção e denúncia de situações de violência de gênero.
Os resultados foram apresentados na segunda-feira durante reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.
A operação também teve ações específicas em municípios como Salvador, Ilhéus, Remanso, Alagoinhas, Paulo Afonso e Juazeiro, dentro da programação de encerramento do Agosto Lilás.
Atendimento às mulheres terá continuidade
Mesmo com o encerramento da fase da operação, algumas iniciativas de proteção serão mantidas. A Polícia Civil participou, também na segunda-feira, de uma atividade na Estação Rodoviária do Sistema Metroviário Salvador/Lauro de Freitas, onde foi reafirmada a continuidade dos atendimentos destinados às mulheres nos terminais metroviários, a cada 15 dias.
Durante a atividade, representantes dos órgãos envolvidos também avaliaram o primeiro mês de funcionamento do vagão destinado às mulheres nos horários de maior movimento do sistema metroviário.

Tombamento de caminhão provoca engavetamento e deixa feridos na BR-324
Rede privada vai ampliar atendimento do SUS com mais de 18 mil procedimentos na Bahia
Esquema de entrega de drogas mobiliza operação policial em Feira de Santana
Estiagem leva quatro cidades da Bahia a terem emergência reconhecida
Mais de 507 mil veículos devem circular pela BA-093 e BA-099 no feriadão
Bahia avalia novas medidas de proteção às mulheres em grandes eventos